REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS PODE PERDER UM DOS SEUS MAIS ANTIGOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS: A IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA

Foto rede social
Escoras de madeira para manter a histórica igreja de São José do Gorutuba, na zona rural de Porteirinha.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nas suas imediações já foram acolhidas inúmeras pessoas ao longo de muitos anos, possivelmente durante dois séculos. Tem se mantido firme desde o século XVIII, quando da sua construção. Mas, ultimamente já demonstra claramente que precisa de um apoio, caso contrário, irá sucumbir. Isso é o que se verifica na estrutura física da Igreja de São José do Gorutuba, no município de Porteirinha.
Foto rede social
Parte interna da Igreja de São José do Gorutuba, no município de Porteirinha.

Já foi feito levantamento objetivando a restauração da igreja. Entretanto, essa atitude não saiu do papel. O resultado é que a edificação não vem suportando e para evitar o desabamento foram colocadas escoras de madeira na parte externa. Mesmo assim, se torna necessário o investimento visando a recuperação desse patrimônio histórico.
Foto rede social
Construída no século 18, a Igreja de São José do Gorutuba fica no município de Porteirinha e perto do lago da barragem do Bico da Pedra.

A Igreja de São José do Gorutuba é um dos mais antigos patrimônios históricos da região da Serra Geral de Minas e, se não houver ação imediata, há o risco desse marco deixar de existir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA