NOVO ANO COMEÇA COM CHUVA EM JANAÚBA E EM NOVA PORTEIRINHA ONDE TIVERAM O JANEIRO SECO EM 2019

  • A primeira chuva de 2020 nestas duas cidades foi no fim da noite do dia 1º de janeiro, enquanto que no ano passado foi em 5 de fevereiro a primeira chuva do ano
  • Em dezembro de 2019 choveu apenas 38 milímetros o correspondente a 28% do total da chuva do último mês de 2018 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os moradores nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, acompanharam a mudança do ano com a temperatura máxima oscilando entre 26 e 27 graus centígrados. No estouro do champanhe a alegria pela chegada do ano 2020 e a esperança de que neste ano os fatos sejam positivos, principalmente no que diz respeito à escassez de chuva na região.
Poucas horas mais tarde o solo gorutubano – menção em função do rio Gorutuba que corta as duas cidades – estava molhado devido à primeira chuva do ano. A precipitação pluviométrica foi no fim da noite de ontem, quarta-feira, 1º de janeiro, e se estendeu pela madrugada desta quinta-feira, dia 2 de janeiro.
Até por volta de 7h da manhã de hoje a chuva acumulada no novo ano tem sido de 4,8 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Para alguns o número é pouco. Mas, para outros é o alento de que neste ano a chuva na região seja de maneira uniforme e assim haja a recuperação nos recursos hídricos e no pasto retomando a vocação regional que é a agropecuária, a base econômica de muitas localidades do Norte de Minas.
Conforme levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, o índice pluviométrico registrado nas últimas horas muda o cenário vivenciado pela população que finalizou dezembro com pouca chuva numa comparação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado choveu o correspondente a 38 milímetros, muito abaixo dos 137 milímetros registrados em dezembro de 2018.
Em compensação, a chuva mesmo que fina que caiu na madrugada de hoje foi o suficiente para deixar para trás a marca de janeiro do ano passado. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que em pouco mais de um dia de 2020 choveu o equivalente a 4,8 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. O detalhe é que em janeiro do ano passado não choveu nestas duas localidades, ou seja, o primeiro mês de 2019 foi seco, já neste ano o janeiro já começa, digamos, úmido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID