NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 83 CENTÍMETROS NO FIM DE SEMANA QUE TEVE CHUVAS DE 63 MILÍMETROS NAS CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA

  • O acumulado de chuva este mês é de 171 milímetros nas duas cidades onde não choveu em janeiro do ano passado 
  • Nesta segunda-feira, dia 27, o nível de água na represa gorutubana aumentou em 34 centímetros 
  • No fim de semana, de sexta-feira até hoje, a barragem do Bico da Pedra registrou aumento de 83 centímetros em seu volume 
  • Em janeiro deste ano a cheia tem sido de um metro na represa perto das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha 
  • Com 11,6% da sua capacidade, barragem do rio Gorutuba teve recarga de 2,16 metros de água de outubro até hoje, mas utilizou 1,44 metro: sobra 72 centímetros 
Foto DIG
Na imagem o volume de água na barragem do Bico da Pedra na primeira semana de janeiro de 2020; a seta na imagem indica o nível de água (534,49 metros) nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro deste ano.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pouco mais de um metro tem sido a cheia na barragem do Bico da Pedra este mês numa comparação entre o volume de hoje, segunda-feira, dia 27 de janeiro, e o dia 1º deste mês. Foi exatamente 1,02 metro, mas como teve uma redução de 21 centímetros entre os dias 11 e 23, verifica-se uma recuperação de pouco mais de 80 centímetros.
Vale ressaltar que até o dia 11 de janeiro houve aumento em 40 centímetros no volume de água na represa. Numa comparação ao dia 1º de janeiro deste ano com a medição desta segunda-feira, dia 27, verifica-se que há uma recarga de 81 centímetros, na quantidade de água na barragem do Bico da Pedra.
De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) repassados ao site do jornalista Oliveira Júnior, hoje, dia 27, houve o aumento de 34 centímetros no volume de água na barragem formada no rio Gorutuba em relação a ontem. No fim de semana, de sexta-feira até hoje, a barragem do Bico da Pedra registrou aumento de 73 centímetros em seu volume.
Com 11,6% da sua capacidade, a represa do Bico da Pedra teria hoje, dia 27 de janeiro, 57,96 hm3 (hectômetros cúbicos) de água. O DIG ressalta que desde outubro de 2019 até está segunda-feira, 27 de janeiro de 2020, teve uma recarga (aumento) de água na barragem de 2,16 metros. Entretanto, foi utilizado 1,44 metro de água nesse mesmo período. Sendo assim, entende-se que teve uma sobra ou recuperação de 72 centímetros em quase quatro meses no chamado período chuvoso.
Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, tem 1,25 metro de água a menos na barragem gorutubana numa comparação ao dia 27 de janeiro de 2019. Para a represa de Janaúba e de Nova Porteirinha encher é preciso que o seu nível suba em 18,51 metros.
CHUVA
No fim de semana choveu mais de 63 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha entre de sexta-feira, dia 24, e o início da manhã desta segunda-feira, 27.
O acumulado de chuva este mês é de 171 milímetros nas duas cidades onde não choveu em janeiro do ano passado. Entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 – conhecido como período chuvoso – já choveu o correspondente a 339 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID