NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 3 CENTÍMETROS HOJE, DIA 2, MAS HAVIA PERDIDO 2 CENTÍMETROS NO PRIMEIRO DIA DE 2020

  • Entre cheia e redução, barragem do rio Gorutuba termina dezembro de 2019 com recuperação de 42 centímetros em sua capacidade, mas com 2,65 metros de água a menos em relação a 31 de dezembro de 2018 
  • Para ficar cheia, barragem Bico da Pedra teria que aumentar o seu nível em 19,5 metros de água 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na virada do ano a represa do Bico da Pedra apresentou diminuição de dois centímetros em seu volume, conforme monitoramento realizado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso. Em compensação, nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, o cenário é outro. A barragem recuperou o que havia perdido ontem e aumentou em um centímetro o seu armazenamento de água.
Isso porque na manhã de hoje foi registrada a elevação em três centímetros no nível de água na represa que ontem, dia 1º, apresentou diminuição em dois centímetros numa comparação ao dia anterior, 31 de dezembro, que, por sua vez, também teve a diminuição em dois centímetros.
Impulsionado pela intensa chuva em vários dias de dezembro na região da nascente do rio Gorutuba e nos seus afluentes antes da barragem, o volume de água na represa que fica antes das cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba teve aumento considerável no último mês de 2019. O DIG informa que houve uma cheia de 82 centímetros. Mas, considerando a diminuição no período de estiagem ao longo do mês, a recuperação teria sido de 42 centímetros.
Apesar dessa recuperação de quase meio metro, a barragem do Bico da Pedra finalizou dezembro com menos água do que fora registrado um ano atrás. No dia 31 de dezembro de 2018 tinham 2,65 metros de água a mais numa comparação a última terça-feira, 31 de dezembro de 2019.
Atualmente com 10% da sua capacidade, a represa formada no rio Gorutuba precisaria aumentar o seu volume em 19,51 metros para ficar cheia e, com isso, transbordar pelo vertedouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID