JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

DIREÇÃO DA FUNDAJAN AFIRMA QUE INTERNAÇÕES NO HOSPITAL É CONDUTA EXCLUSIVAMENTE DO MÉDICO PLANTONISTA E DO MÉDICO REGULADOR

  • Cita que a Fundajan segue categoricamente todas as normativas presentes no Sistema de Regulação do Estado de Minas Gerais 
  • “As informações contidas na suposta denúncia não condizem com a realidade, pois não cabe à diretoria definir ou intermediar quaisquer que sejam os atos passíveis ou não de internação, assim ocorreu durante todas as 3.258 internações via SUS efetuadas durante o ano de 2019”, menciona a nota da Fundajan 
Foto Oliveira Júnior
Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundajan, em Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A diretoria do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundajan, contesta a informação de que as internações nessa unidade de saúde tenham que ter o aval dos diretores. Segundo a direção desse hospital de Janaúba, a Fundajan segue categoricamente todas as normativas presentes no Sistema de Regulação do Estado de Minas Gerais, que é responsável por todas as internações ocorridas no âmbito na Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan).
A direção da Fundajan ressalta que neste procedimento não há qualquer interferência ou participação de membros diretores da Fundajan, sendo conduta exclusivamente definida pelo profissional médico responsável pelo atendimento ao paciente e ao médico regulador.



Os diretores do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, Bruno Ataíde Santos (geral), médico Helvécio Campos Albuquerque (técnico) e Luan Gustavo Mendes (jurídico) expressam em ofício encaminhado ao secretário municipal de Saúde de Janaúba, Renato Quimas Pereira Lima, que é “importante ressaltar que a instituição, Fundajan, se faz de um ente dotado de comprometimento com a qualidade de serviço prestado à população, priorizando sempre as melhores medidas e condições em prol da humanidade”.
Na primeira semana de janeiro deste ano, o secretário de Saúde da Prefeitura de Janaúba havia encaminhado ofício à Fundajan sobre denúncia formulada junto à Ouvidoria Geral do Município, órgão ligado à prefeitura, de que as internações no hospital mantido pela entidade filantrópica teriam que ter, em princípio, a autorização dos diretores.




Em resposta encaminhada e protocolada na sexta-feira, dia 10 de janeiro, na Secretaria Municipal de Saúde, a direção da Fundajan esclarece que o médico da unidade envia através do sistema as principais informações do paciente, como por exemplo, diagnósticos, laudos e evoluções do paciente, solicitando assim a autorização para internação ao médico regulador, cabendo a este autorizar ou não a internação.
No ofício da direção da unidade hospitalar consta que “em segundo aspecto vale frisar que a instituição não se responsabiliza por ações de terceiros, pois na citada denúncia, o ouvidor responsável, referencia todo o ato de possível irregularidade, em um suposto áudio narrado por um terceiro não identificado, não havendo qualquer apuração de veracidade da informação para que possa afirmar o verdadeiro narrador do suposto áudio”.
Ainda no documento encaminhado ao secretário de Saúde a direção da Fundajan menciona que “as informações contidas na suposta denúncia não condizem com a realidade, pois não cabe à diretoria definir ou intermediar quaisquer que sejam os atos passíveis ou não de internação, assim ocorreu durante todas as 3.258 internações via SUS efetuadas durante o ano de 2019”.
No ofício a direção hospitalar chama a atenção do secretário de Saúde e do Ouvidor Geral do município quanto à legislação: “Esclarecidos os fatos, solicitamos ao secretário municipal de Saúde em conjunto com o Ouvidor Geral do Município de Janaúba, que em ocasiões desta natureza, para que haja maior transparência, que siga a normativa apresentada na Lei 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública, devendo por este apresentar todo o espelho de demanda conforme disponibilizado no próprio site do Ministério da Saúde”, mencionam os diretores no ofício.
A direção do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus ressalta que a Fundajan está no contexto social e assistencial de Janaúba e região há décadas e se faz de um ente dotado de comprometimento com a qualidade de serviço prestado à população, priorizando sempre as melhores medidas e condições em prol da humanidade.
ÁUDIO E EX-FUNCIONÁRIA
A direção do hospital da Fundajan não comentou sobre a veiculação de um áudio em rede social em que atribuiu as internações na entidade através de autorização da diretoria, por desconhecer o teor do mesmo. Também não quis se posicionar a respeito da informação de uma cidadã que seria ex-funcionária da entidade entendendo que o desligamento dela das atividades na instituição seria por outro motivo.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.