COM SALAS VAGAS EM ESCOLAS ESTADUAIS EM JANAÚBA, GOVERNO DECIDE TRANSFERIR O CESEC (UNIDADE ESCOLAR) DE IMÓVEL ALUGADO PARA A ESCOLA BARÃO DE GORUTUBA

  • Outra alternativa seria o Cesec ocupar o prédio público atualmente cedido ao IFNMG, em frente à Câmara, e o Instituto Federal ser transferido para parte do prédio da Escola Técnica, ao lado da Funorte, no bairro São Vicente 
  • Prédio de escola desativada em Janaúba virou Delegacia Regional da Polícia Civil 
  • DER-MG poderá dividir imóvel público em Janaúba para o funcionamento do Pelotão do Corpo de Bombeiros e outros órgãos do governo estadual que no momento estão em imóveis alugados 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Não é difícil encontrar salas vagas durante o dia e à noite em escolas públicas da rede estadual na cidade de Janaúba. Situação semelhante é verificada em outros municípios. Para suprir essa vacância e ao mesmo tempo proporcionar economia de dinheiro aplicado em aluguel, o governo do Estado decidiu por recolocar o Centro de Educação Continuada (CESEC) em imóvel público.
O Cesec Padre Cleto Altoé, de Janaúba, está preste a ser transferido de endereço deixando o imóvel alugado na avenida do Comércio e, em princípio, ocupar espaço ocioso na Escola Estadual Barão de Gorutuba, no bairro Padre Eustáquio. Vale salientar que não existe nenhuma possibilidade de fechamento do Cesec, mas apenas a mudança de endereço dessa unidade de ensino.
Antes de ir para a avenida do Comércio, o Cesec funcionou por muito tempo na avenida Brasil em dois ambientes, um público e outro privado. As atividades de ensino do Cesec eram no imóvel público ao lado da Câmara Municipal e, diante da demanda de alunos, foi preciso alugar imóvel a poucos metros da sede. Recentemente, deixou esses dois ambientes e foi para prédio particular na avenida do Comércio.
No dia 22 de dezembro passado representantes do Cesec de Janaúba estiveram reunidos com o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, em Janaúba, em busca de apoio para que a Secretaria de Estado de Educação solucionasse o problema de maneira satisfatória.
De acordo com informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior junto a representantes da Secretaria Estadual de Educação, nesse primeiro momento o Cesec ocupará salas e outros ambientes vagos na escola Barão de Gorutuba, na avenida Barão de Rio Branco. Foi analisada o espaço ocioso (salas vagas) na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (Colégio Estadual), na praça do Cristo, mas a opção inicial seja na escola Barão.
Nos últimos anos pelo menos três escolas estaduais em Janaúba foram desativadas devido a evasão de alunos. Por exemplo, a escola estadual Antônio Catulé, no bairro Novo Paraíso, passou a ser ocupada pela Delegacia Regional da Polícia Civil, evitando assim que o governo continuasse a pagar aluguel para o funcionamento desse órgão de segurança pública.
O imóvel onde funcionou a escola estadual Inspetor Luiz Pedro, que foi desativada, na região do bairro Ribeirão do Ouro, está cedido para entidade filantrópica. Outra escola estadual desativada em Janaúba foi a Oscar porto, no bairro Esplanada. O imóvel está desocupado. Medida semelhante deverá ser adotada em breve na maior parte do imóvel do DER-MG para onde deve ir o Pelotão do Corpo de Bombeiros e a Emater-MG, atualmente em imóveis alugados e custeados pela prefeitura.
Vale ressaltar que nos anos 90 a escola Estadual Nhá-Gui Azevedo, na avenida Barão de Rio Branco, no bairro Padre Eustáquio, também teve espaço ocupado para atividades da educação continuada. Outra possibilidade é que o Cesec Padre Cleto Altoé retorne para a avenida Brasil, mais em espaço público no prédio onde atualmente funciona o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Nesse caso, surge um movimento pela transferência do IFNMG para o recém construído prédio da Escola Técnica, ao lado da Funorte, no bairro São Vicente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA