COM CINCO DIAS, JANEIRO DE 2020 É O SEGUNDO MAIS CHUVOSO NOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NAS CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA

  • Até o meio-dia deste domingo, 5, já choveu 75 milímetros nestas duas cidades que tiveram chuvas acumuladas de 355 milímetros em janeiro de 2016 
  • Ontem foram 26 milímetros e na madrugada e manhã de hoje choveu o correspondente a 16 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha 
  • Em Mocambinho, no Projeto Jaíba, choveu 24 milímetros hoje e acumula 78 milímetros neste mês 
  • Em Januária e em Montes Claros já choveram mais de 100 milímetros em 2020 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em menos de cinco dias o janeiro de 2020 já é o segundo mais chuvoso nos últimos seis anos nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e comprova que nos anos pares o índice pluviométrico tem sido maior de 2015 para cá. O janeiro de 2016 foi o mais chuvoso nestas duas cidades sendo cinco vezes do que já choveu neste início de ano.
Entre a madrugada deste domingo, 5 de janeiro, e o meio-dia de hoje choveu o correspondente a 16,6 milímetros nestas duas cidades onde ocorreram 26,6 milímetros ontem, sábado. Desde o final da noite de quarta-feira, 1º de janeiro, até o final da manhã deste domingo a chuva acumulada nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha é 75,6 milímetros, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aos quais o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso.
EM JANEIRO DE 2016 FORAM 355 MILÍMETROS
Com cinco dias, janeiro de 2020 se torna o segundo mês mais chuvoso nos últimos seis anos nestas duas cidades. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que a chuva mais intensa e em maior volume no primeiro mês do ano foi em 2016 quando houve o registro de 355,7 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. O janeiro de 2018 é o terceiro mais chuvoso em seis anos com 50,4 milímetros.
EM JANEIRO DE 2015 CHOVEU MENOS DE 7 MILÍMETROS E EM JANEIRO DO ANO PASSADO NÃO CHOVEU
Vale ressaltar que em janeiro de 2017 foram 36,4 milímetros e em janeiro de 2015 apenas 6,7 milímetros. Isso demonstra que o janeiro de ano ímpar nos últimos seis anos não tem sido bom de chuva e para comprovar essa situação, em janeiro de 2019 não choveu nestas duas cidades.
Já são 244 milímetros de chuvas nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha no chamado período chuvoso que compreende de outubro até este domingo, 5 de janeiro. A maior concentração chuvosa mensal é justamente em janeiro com quatro milímetros a mais em relação a outubro e o dobro do que choveu no mês passado.
NA REGIÃO
Chove em todo o Norte de Minas nos últimos dias. Nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha são 75,6 milímetros acumulados desde o dia 1º de janeiro até o meio-dia de hoje, 5. Nesse mesmo período já choveu o correspondente a 78,4 milímetros em Mocambinho, no Projeto Jaíba, onde a chuva deste domingo tem sido de 24 milímetros.
De acordo com o Inmet, em Januária a chuva parcial neste domingo é de 35 milímetros e o acumulado em janeiro é 118 milímetros. Em Montes Claros também já choveu mais de 100 milímetros neste mês. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a chuva acumulada em janeiro de 2020 em Montes Claros atinge a 121 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID