NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SOBE QUASE MEIO METRO NESTA QUINTA-FEIRA E VOLUME AUMENTA DE 9,5% PARA 10,3% DA SUA CAPACIDADE

  • Desde domingo, 1º de dezembro, até hoje subiu 78 centímetros em função da cheia no rio Gorutuba 
  • Dados do DIG indicam que hoje na barragem possivelmente tenham 51,46 hm3 ou 51,44 milhões de metros cúbicos de água (51 bilhões de litros) 
Foto Eduardo Gomes
Lago da barragem do Bico da Pedra no dia 26 de fevereiro de 2019 quando o nível de água estava com 2 metros a mais em relação a hoje, 5 de dezembro de 2019.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Aproxima-se de um metro o aumento ou recuperação no volume de água na barragem do Bico da Pedra que foi construída há 40 anos no rio Gorutuba e fica em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral de Minas. Desde domingo, 1º de dezembro, até a manhã desta quinta-feira, dia 5, o nível de água subiu em 78 centímetros.
Somente na manhã de hoje, 5, foi constatada o incremento de mais 44 centímetros, quase meio metro, na quantidade de água na represa que nos cinco primeiros dias de dezembro do ano passado havia aumentado em 22 centímetros o seu volume de água. No entanto, um ano atrás tinha mais água na barragem do que nesta semana. Nesta quinta-feira são 2,02 metros de água a menos em relação ao dia 5 de dezembro de 2018.
Levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior junto ao Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) aponta que hoje a represa gorutubana tem a mesma quantidade de água do que havia dois meses atrás. O volume de armazenamento pulou de 9,5% registrados ontem, quarta-feira, 4, para 10,3% nesta quinta-feira. Ainda segundo o DIG, o provável volume de água no lago da barragem do Bico da Pedra hoje seria de 51,46 hm3 (hectômetros cúbicos) ou 51,46 milhões de metros cúbicos (51 bilhões de litros) contra 47,47 hm3 do dia anterior.
O aumento de água na represa gorutubana nesta semana tem sido em função da cheia no rio Gorutuba, sobretudo com as chuvas ocorridas nas regiões dos distritos de Catuni e São Geraldo, no município de Francisco Sá, e do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba, juntamente com os afluentes do principal rio do Vale do Gorutuba.
A nascente do rio Gorutuba é no município de Francisco Sá, passa pelos três distritos mencionados. Após a barragem, o rio Gorutuba segue pelas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, e mais embaixo, quando há volume suficiente, segue em direção ao distrito de Vila Nova dos Poções (Janaúba) e deságua no rio Mosquito (Porteirinha), este, por sua vez, finaliza no rio Verde Grande que deságua no rio São Francisco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID