NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU EM 18 CENTÍMETROS ENTRE SÁBADO E HOJE, DIA 2 DE DEZEMBRO

  • Mas, um ano atrás o nível de água na represa gorutubana estava com 2,44 metros a mais do que hoje
  • Recuperação no volume de água na barragem tem sido em função de intensas chuvas na região da nascente do rio Gorutuba e dos distritos de Catuni e São Geraldo, em Francisco Sá; e em Barreiro da Raiz, município de Janaúba 
Foto rede social
Rio Gorutuba, na região do Barreiro da Raiz, dia 1º de dezembro de 2019.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Após acumular uma redução de 39 centímetros em novembro, o volume de água na barragem do Bico da Pedra apresentou uma elevação considerável nestes dois primeiros dias de dezembro. Conforme informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, nas últimas horas o nível de água na represa subiu em 18 centímetros, igualando a mesma situação verificada no dia 11 de novembro passado.
A recuperação da quantidade de água na barragem que fica cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha iniciou ontem, domingo, dia 1º, com o aumento em três centímetros numa comparação ao dia anterior, sábado, 30 de novembro.
Na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, novo aumento no volume de água na represa do rio Gorutuba. Segundo o Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), foram mais 15 centímetros, acumulando uma cheia (ou recuperação) de 18 centímetros entre o último dia de novembro e o segundo dia de dezembro.
Mesmo com essa cheia, hoje, segunda-feira, 2 de dezembro, a barragem gorutubana tem 2,44 metros de água a menos em relação à mesma data de um ano atrás e se encontra com 19,78 metros abaixo da sua capacidade de encher e transbordar.
A chegada do volume de água nos últimos dois dias na barragem do Bico da Pedra tem sido em função de intensa chuva na região da nascente do rio Gorutuba, no município de Francisco Sá, passando pelos distritos de Catuni e São Geraldo, e ainda no distrito de Barreiro da Raiz, este no município de Janaúba, e nos afluentes que ficam, obviamente, acima do lago da represa gorutubana.

Comentários

Henrique dias disse…
Mesmo assim precisamos economizar.
Henrique dias disse…
Mesmo assim temos que economizar!

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID