MORRE O COMERCIANTE JANAUBENSE ODIOVANO CAMPOS CALDEIRA, O “SEU” CAMPOS DA AVENIDA DO COMÉRCIO

  • “Senhor Campos, um homem que veio a servir a todos que necessitavam” 
Foto álbum de família
Odiovano Campos Caldeira, comerciante, vicentino e cidadão atuante nas ações de ajuda aos mais necessitados.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Meus sentimentos. Foi uma pessoa muito importante na nossa cidade, sempre ajudando os mais carentes”, dessa maneira expressou Vanderley Dantas Oliveira ao tomar conhecimento do falecimento do comerciante janaubense Odiovano Campos Caldeira, fato ocorrido por volta de 21h desse sábado, dia 30 de novembro.
“Seu” Campos”, como era muito conhecido Odiovano, morou até os últimos dias de vida na avenida do Comércio. Mesmo com a saúde debilitada, ele gostava de sair dos aposentos e caminhar pelo passeio da residência e dos pontos comerciais que constituiu ao longo do tempo com a dedicação nas atividades comerciais. “Fui privilegiada durante alguns anos, quando ele ia na loja todos os dias para dar bom dia e perguntar se estava tudo bem, se precisávamos de alguma coisa”, comentou Fabiana Rodrigues Rocha.
Aos 82 anos completados no dia 30 de setembro, Odiovano Campos deixa um importante legado tanto familiar quanto social. Ao lado da esposa Helena, soube conciliar as responsabilidades com a criação dos filhos dando lhes bons ensinamentos e a sua dedicação às causas sociais. “Seu” Campos era assíduo frequentador do Asilo São Vicente de Paulo, situado no bairro Dente Grande, em Janaúba.
O vicentino Odiovano Campos foi presidente e ocupou outras funções na diretoria do asilo, instituição essa que também recebe atribuições diretas por parte da família Campos. “Foi muito bom conviver com ele nos nossos trabalhos da igreja”, declarou a professora Maria da Conceição Brandão Neves, a “Sãozinha”, ao destacar a disponibilidade de Odiovano e famílias com as atividades religiosas, principalmente na Igreja Sagrado Coração de Jesus, a matriz.
“Grande amigo de pai (José Boaventura), e da nossa família. Totalmente dedicado a causa dos pobres”, mencionou a professora Joana Darc Carvalho sobre o falecimento de Odiovano Campos que nas ações em favor dos idosos e dos acolhidos no asilo tinha o apoio do amigo e ex-vereador José Boaventura Carvalho, falecido em julho deste ano.
O velório do corpo de Odiovano Campos Caldeira acontece na Capela São João Batista, ao lado da Funerária Carvalho e do cemitério da Saudade. O sepultamento será neste domingo, dia 1º de dezembro, às 16h, no cemitério da Saudade.
Além do comércio e da disponibilidade em atuar voluntariamente em benefícios dos mais necessitados, Odiovano Campos também era participativo em movimento na busca por melhorias para as comunidades de Janaúba. Diante do seu perfil de cidadão comprometido nas questões sociais, Odiovano era convidado a avaliar e sugerir propostas que possibilitassem medidas pelo desenvolvimento do município.
“Quantas vezes o cumprimentei na avenida do Comércio, em frente à sua casa”, diz Januário Rodrigues Pereira. Recentemente, não mais do que dois meses atrás, o site do jornalista Oliveira Júnior presenciou o “seu” Campos com dificuldades para se locomover, mas ele insistia em caminhar pela calçada onde, por muito tempo, sentava numa cadeira com a esposa, filhos e amigos para observar a movimentação na avenida e ainda contar causos e ouvir uma boa prosa.
Presencialmente não veremos essa imagem de Odiovano caminhando pela calçada. Mas, fica entre nós o gesto de pessoa que viveu para ajudar os outros. Hélia Caires, em mensagem dirigida à família do vicentino Odiovano nesta manhã de domingo, definiu perfeitamente que foi e sempre será esse cidadão que nos despediu eternamente na noite de ontem: “Senhor (Odiovano) Campos foi um homem que veio a servir a todos que necessitavam”.
O velório do corpo de Odiovano Campos Caldeira acontece na Capela São João Batista, ao lado da Funerária Carvalho e do cemitério da Saudade. O sepultamento será neste domingo, dia 1º de dezembro, às 16h, no cemitério da Saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA