JANAÚBA COMPLETA ANIVERSÁRIO AMANHÃ E PREFEITURA FARÁ SHOWS: NÃO SERÁ FERIADO

  • Desde o dia 21 deste mês a Prefeitura de Janaúba está fechada e reabrirá apenas no dia 02 de janeiro
  • Servidores da prefeitura receberam apenas a metade do 13º salário
  • No início deste mês a prefeitura demitiu dezenas de servidores contratados, mais de cem
  • No Hospital Regional de Janaúba, ligado à prefeitura, não foi feito o pagamento do 13º salário 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Janaúba decidiu realizar shows musicais amanhã, sexta-feira, dia 27 de dezembro, data do aniversário deste município que completa 71 anos de emancipação. Apesar de ser aniversário da cidade, amanhã não será feriado municipal. Os shows serão na noite de sexta-feira, na praça da Matriz.
Isso porque desde 1995, por ato do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o feriado municipal no aniversário da cidade, incluindo Janaúba, foi extinto, pois se trata de data cívica e que a competência ao município é decretar até quatro feriados municipais religiosos e tradicionais, incluindo a Sexta-Feira da Paixão.
Os outros três municipais em Janaúba são Corpus Christi (uma quinta-feira, data móvel) e o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Janaúba (uma sexta-feira, data móvel, no oitavo dia após Corpus Christi, e ainda o Dia de São João Batista, 24 de junho.
PREFEITURA FECHADA HÁ SEIS DIAS E CONTINUARÁ FECHADA POR MAIS SEIS DIAS
Desde sábado passado, dia 21 de dezembro, está em vigor a decisão pelos pontos facultativos os quais fazem com que a Prefeitura de Janaúba tenha encerrado o seu expediente ao público ao final da tarde de sexta-feira, dia 20 de dezembro, e somente reabrirá no dia 02 de janeiro de 2020, ou seja, na próxima quinta-feira, perfazendo assim um total de 12 dias que a sede administrativa e outros órgãos da prefeitura estejam fechados.
A limpeza pública e o atendimento em dois postos de saúde (Parteira Maria e Zacarias Farias) funcionam em sistema de plantão, mesmo assim os postos de saúde estarão fechados amanhã, sexta-feira, dia 27, e ainda no sábado, 28, e no último domingo do ano. Abrirão na segunda-feira, 30, de 7h às 11h e de 13h às 17h, e ficarão fechados na terça-feira e na quarta-feira.
13º SALÁRIO
Os servidores efetivos da prefeitura receberam a metade do 13º salário no dia 20 deste mês e a outra parte é prevista para segunda-feira, 30. No início de dezembro a atual administração demitiu dezenas (mais de cem) funcionários contratados, uma vez que no início deste mês o Tribunal de Contas do Estado havia emitido alerta administrativo diante de que a Prefeitura de Janaúba estava bem próximo (entre 95,01% e 100%) do limite de gasto com pessoal o que poderia infringir a Lei de Responsabilidade de Fiscal.
Com relação aos funcionários do Hospital Regional, ligado à prefeitura, não há previsão do pagamento do 13º salário. A tendência é de haja aumento de atendimento no pronto socorro e nas clínicas do Hospital regional, principalmente pelo fato de que a Secretaria Municipal de Saúde concedeu ponto facultativo e fechando todos os postos de saúde (com exceção de dois postos que ficam abertos em alguns dias, mas estarão fechados amanhã, sábado e domingo, o mesmo ocorreu ontem, Natal, e no último fim de semana e acontecerá na terça-feira e quarta-feira da próxima semana).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID