BARRAGEM DE JANAÚBA GANHA MAIS 4 CENTÍMETROS DE ÁGUA E O SEU VOLUME VOLTA A SER IGUAL UM MÊS ATRÁS: NÍVEL SUBIU EM 34 CENTÍMETROS ESTE MÊS

  • Chuveu na madrugada de hoje, dia 4, mas índice pluviométrico acumulado este mês de 15 milímetros é bem inferior aos 85 milímetros registrados entre os dias 1º e 4 de dezembro de 2018 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo quarto dia consecutivo o nível de água na barragem do Bico da Pedra apresenta aumento. Nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha não têm chovido muito, mas o lago da represa ganha volume de água em função da forte e intensa chuva ao longo do rio Gorutuba, desde a sua nascente, em Francisco Sá, e seus afluentes contribuindo para a recuperação do nível da barragem.
O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que na manhã desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, aumentou em 4 centímetros a quantidade de água na represa que fica em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
Desde domingo, 1º, até hoje, ou seja, nos quatro primeiros dias de dezembro, houve cheia (ou recuperação) de 34 centímetros no nível de água da barragem do Bico da Pedra que volta a ter o mesmo volume de um mês atrás. Isso implica em dizer que está havendo uma reposição natural de água na represa formada no rio Gorutuba.
Em relação ao dia 4 de dezembro do ano passado, hoje na barragem há 2,38 metros de água a menos, segundo monitoramento realizado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG). Para atingir a sua capacidade a ponto de transbordar pelo vertedouro, o nível de água na barragem de Janaúba deveria subir em 19,62 metros.
CHUVA
Durante a madrugada desta quarta-feira, dia 4, choveu nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. O índice pluviométrico teria sido o correspondente a 6,4 milímetros. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que a chuva acumulada de dezembro é de 15,4 milímetros. Número bem inferior aos 85 milímetros de chuva registrados nos quatro primeiros dias de dezembro do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID