TEMPERATURA ULTRAPASSA OS 40 GRAUS EM JANAÚBA HOJE, SEGUNDA-FEIRA, DIA 11, E O PIOR, A UMIDADE RELATIVA DO AR CAI PARA 13% E DEIXA O MUNICÍPIO COM RISCO À SAÚDE E INCÊNDIO FLORESTAL




JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A temperatura voltou a subir em Janaúba e na tarde desta segunda-feira, dia 11 de novembro, a máxima ultrapassou os 40 graus. Além do calor, os moradores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha ainda convivem com abaixa umidade relativa do ar. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que por volta das 14h de hoje, segunda-feira, a umidade relativa do ar em Janaúba caiu para 13%.
Em função do calor e da pouca umidade no ar, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu a pouco um alerta para Janaúba, Nova Porteirinha e outros municípios do Norte de Minas. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar está variando entre 12% a 20% o que deixa o extremo norte do estado em sinal de alerta.
Por volta de 15h desta segunda-feira, a umidade relativa do ar em Janaúba foi de 15%, mas atingiu 14% às 13h e caiu para 13% às 14h quando a temperatura máxima foi de 40,3 graus centígrados, sendo, portanto, o dia mais quente neste mês nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
Ainda conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, com a umidade relativa do ar oscilando entre 13% e 15% nesta tarde, as cidades de Janaúba, de Nova Porteirinha e de outras localidades do Norte de Minas estão em risco à saúde e de incêndios florestais.
No alerta do Inmet são apontadas algumas consequências do calor acima dos 40 graus e da umidade relativa do ar em 13% para os moradores de Janaúba e região, tais como, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A orientação ao público na convivência com esse período seco em Janaúba e região é que beba bastante líquido, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente. Mais informações e ajuda, caso seja necessário, ligue no Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e na Polícia Militar (190).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID