PREFEITURA DE JANAÚBA MOSTRA MAIS EFICIÊNCIA DO QUE A CÂMARA DE VEREADORES NA ATUALIZAÇÃO DE DADOS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

  • Folha de pagamento 2019: últimos dados da Prefeitura são de setembro; os da Câmara Municipal são de junho 
  • Diárias de viagem 2019: no site da prefeitura informações até outubro; no site da Câmara até 05 de agosto 
  • Levantamentos feitos às 16h do dia 07 de novembro de 2019
Portal da Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Janaúba: atualização de dados sobre pagamento de funcionários.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mesmo com a funcionalidade distinta, a prefeitura e a câmara de vereadores têm algo em comum: atribuições pelo bem da comunidade. O orçamento do executivo é bem superior ao do legislativo, o mesmo acontece com o quadro pessoal. O vereador fiscaliza e o prefeito (executivo) executa. Ambos poderes são dotados de portal da transparência para que a população possa verificar o cumprimento de responsabilidade dessas instituições.
Numa rápida análise no portal da transparência desses dois poderes públicos de Janaúba, por volta das 16h desta quinta-feira, dia 7 de novembro de 2019, verifica-se que a prefeitura demonstra mais eficiência do que a câmara com relação à atualizados de dados no portal da transparência em seus respectivos sites disponíveis ao público.

Portal da Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Janaúba: atualização de dados sobre diárias de viagem.

A legislação estabelece que os poderes públicos devam lançar no portal da transparência os dados sobre receita e despesa. No item sobre diárias de viagem o executivo municipal tem sido mais ágil. O legislativo deixa a desejar. Por exemplo, o cidadão que acessar o portal da transparência da prefeitura pode acompanhar as despesas com diárias de viagem do prefeito, vice-prefeito, secretários e demais servidores até o mês de outubro de 2019.
Já no portal da transparência da câmara essa mesma verificação só pode ser feita até 05 de agosto deste ano. De lá para cá não há informação sobre despesas com diárias de viagem de vereadores, assessores e funcionários do legislativo.
No item folha de pagamento o disparate ainda é maior. No executivo os dados são do segundo semestre, enquanto que na câmara as informações ainda são do primeiro semestre. Nesta tarde de quinta-feira, dia 7, o Portal da Transparência da Prefeitura de Janaúba disponibilizava os dados da folha de pagamento do pessoal referente ao mês de setembro. No Portal da Transparência da Câmara Municipal de Janaúba estão disponíveis os dados da folha de pagamento referente ao mês de junho, ou seja, nesse caso, o legislativo está com três meses de atraso numa comparação ao cumprimento do executivo no que tange em manter os dados do Portal da Transparência atualizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID