ENFERMEIRA DE JANAÚBA MOSTRA EM CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM SOBRE A AÇÃO DAS ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS DO HOSPITAL DA FUNDAJAN NA ASSISTÊNCIA AO PARTO SEGURO E RESPEITOSO

Foto divulgação
Leila Cristiane Barbosa, Enfermeira Obstétrica do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Referência materno/infantil no Norte de Minas, principalmente na região de Janaúba, o Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus foi destaque recentemente no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON), realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Maceió, Alagoas.
O COBEON é uma atividade bienal promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e neste ano contou com a participação em torno de 2.000 congressistas, entre eles a Enfermeira Obstétrica Leila Cristiane Barbosa, do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan). O tema do evento foi “A Enfermagem Obstétrica e sua contribuição para a sustentabilidade do SUS: protagonismo social e cuidado qualificado”.
Na manhã do dia 02 de novembro, a enfermeira janaubense Leila Barbosa foi palestrante no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal ocasião em que explanou sobre a formação-intervenção para mudança do modelo de atenção obstétrica: poder de agir das enfermeiras obstétricas no Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba: fazendo a diferença na assistência ao parto seguro e respeitoso.
Foto divulgação

Na palestra dirigida aos profissionais de várias cidades dos estados brasileiros, Leila Barbosa ressaltou que o hospital e maternidade da Fundajan é credenciado a rede cegonha desde 2012 realizando o monitoramento de alguns indicadores dos resultados da assistência obstétrica, incluindo os referentes às boas práticas de parto e nascimento.
Em atividade desde 1974, ou seja, há 45 anos, o Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus hoje possui 68 leitos, sendo 47 leitos ofertados ao SUS, e 21 privados/particular. No hospital tem UTI Neonatal com 10 leitos SUS. No Centro Obstétrico da Fundajan há uma sala de pré parto com quatro leitos (e uma sala de parto normal contínuo a este), um Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas.
A palestrante Leila Cristiane ainda apresentou no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal que no Hospital e Maternidade da Fundajan o pré parto é caracterizado pelo modelo intra hospitalar, que atende as parturientes de risco habitual e alto risco está organizado em 04 leitos e junto a ele uma sala de parto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID