COM TEMPERATURA ACIMA DE 38 GRAUS, JANAÚBA E NOVA PORTEIRINHA ESTÃO HOJE, DIA 8, EM ESTADO DE ALERTA DEVIDO A UMIDADE RELATIVA DO AR ATINGIR 20%

  • Volume de água na barragem do Bico da Pedra diminui a cada dia; com 10% da sua capacidade, nível de água na represa está com quase 20 metros abaixo do limite de transbordamento
Foto rede social

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 38,6 graus centígrados. Essa é a temperatura máxima registrada por volta de 15h desta sexta-feira, dia 8 de novembro, nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral de Minas. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que nos últimos quatro dias o calor tem superado os 38 graus nestas duas cidades.
Além da temperatura alta, os moradores e visitantes convivem com a umidade relativa do ar muito baixa esta semana tanto em Janaúba quanto em Nova Porteirinha. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na tarde de hoje, 8 de novembro, por exemplo, a umidade relativa do ar era de 20%.
Desde terça-feira, dia 5, a umidade relativa do ar tem sido de 20% a 21%. Isso faz com que as cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba fiquem em estado de alerta segundo normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). A umidade relativa do ar acompanha as temperaturas. No início do dia a mínima pode ser de 16°C e a umidade do ar estará em 70%. Já durante a tarde, com máxima prevista de 36°C, a umidade cai para 20%.
Nesta sexta-feira, durante a madrugada a umidade relativa do ar nesta cidade foi de 71% para a temperatura mínima de 19,8 graus e a máxima de 21 graus. A pouco, ou seja, às 15h, a temperatura máxima foi 38,6 graus e a umidade relativa do ar variando entre 26% e 20%. Em um deserto a umidade relativa do ar pode chegar a 15%, sendo que a média mundial é de 60%.
Quando a umidade é medida entre 20 e 30%, considera-se a região atingida em estado de atenção, e nestas ocasiões é sempre melhor não realizar práticas físicas a céu aberto de 11h a 15 horas; é recomendado também o uso de vaporizadores, toalhas umedecidas, bacias com água nos quartos, beber muita água, entre outras providências úteis.
BARRAGEM DO BICO DA PEDRA
Sem chuva e com a evaporação da água diante da temperatura alta, o volume de água na barragem do Bico da Pedra tem diminuído diariamente. Nesta primeira semana novembro a represa formada no rio Gorutuba registra a redução de 15 centímetros no seu nível de água. Um ano atrás a diminuição teria sido de dois centímetros entre os dias 1º e 8 de novembro.
Com aproximadamente 10% da sua capacidade, a barragem que fica a cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha se encontra hoje com 2,4 metros a menos de água em relação a 8 de novembro de 2018. Atualmente, o nível de água está 1,28 metro acima do volume “morto” situação em que é suspensa a liberação de água para os projetos de irrigação. Quase 20 metros (19,72 metros) separam o volume atual de água com a capacidade da represa que transbordou pelo vertedouro há 12 anos e nove meses.

Comentários

Unknown disse…
olha o nosso reservatório está que abastece a população Janaubense só Deus na causa.

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA