CÂMARA APROVA EM SETEMBRO DESTE ANO E PREFEITURA DE JANAÚBA TRANSFORMA EM LEI O DIA MUNICIPAL DO CICLISTA; HÁ 29 ANOS A LEI ORGÂNICA PROPÕE ESPAÇO ESPECÍFICO, MAS NA CIDADE TEM POUCAS CICLOVIAS


Lei que institui 17 de novembro como o Dia Municipal do Ciclista em Janaúba, mas a cidade tem poucos espaços destinados especificamente para os usuários de bicicletas.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O próximo domingo, 17 de novembro, em Janaúba será o Dia Municipal do Ciclista. Essa data foi fixada há um mês pelo prefeito Carlos Mendes (PSDB) ao sancionar proposta do vereador Gilberto Neves (PT) que teria sido aprovada pela Câmara Municipal em setembro deste ano.
De acordo com a Lei 2.345 de 15 de outubro de 2019, o dia 17 de novembro passa a ser, em Janaúba, o Dia Municipal do Ciclista e devendo ser incorporado ao calendário oficial do município. A ideia talvez seja reverenciar às pessoas adeptas ao pedal.

Foto Oliveira Júnior/arquivo
Avenida do Comércio, em Janaúba, tem desde 2006 a ciclovia, o bicicletário, estacionamentos distintos de carros e motos e a pista para o fluxo de trânsito.

Entretanto, em Janaúba há poucos espaços regulamentados especificamente para os ciclistas. Consta no artigo 143 na Lei Orgânica Municipal (LOM), considerada como a “mais alta” lei de Janaúba, que é “a bicicleta é reconhecida como meio de transporte viável, econômico, saudável, veloz e ecológico, ficando o Poder Público responsável pela implantação de ciclovias e bicicletários públicos como forma de incentivo e segurança aos ciclistas”.
A Lei Orgânica Municipal existe há 29 anos. Oficialmente na cidade existem as ciclovias na avenida Manoel Atayde (construída há 37 anos), na avenida do Comércio (2006) e na avenida Gentil Dias (2007). Na avenida Prefeito EdÍlson Brandão (Beira-Rio), que é complemento da rodovia BR-122, os ciclistas geralmente dividem com os pedestres o calçadão que fica entre a pista e a margem do rio Gorutuba.
Em outra movimentada via pública, a avenida Ecológica, não há especificamente a ciclovia. Nesse caso, os ciclistas usam a calçada ou parte da pista da avenida que corta a rua Bom Jesus (início da rodovia MG-401) e a avenida Brasil. A avenida Ecológica tem sido uma opção mais rápida do trânsito de veículos entre a MG-401 e a BR-122.
A avenida Brasil, que liga o centro ao bairro Dente Grande, e na maior parte do seu trecho é mão dupla não tem espaço destinado aos ciclistas, inclusive em frente à Câmara de Vereadores, sem considerar que há estacionamento de veículos nos dois lados.
Com a mudança da pavimentação na avenida do Comércio, em 2006, foi criado o bicicletário destinado ao estacionamento em 45 graus de 240 bicicletas em espaço intercalado com o estacionamento para 140 motocicletas, ao lado da ciclovia.
Em 20 de setembro de 2010, quer dizer, nove atrás, foi aprovada pela Câmara Municipal a indicação de necessidade do então vereador Miguel Joaquim Barbosa (PT) propondo que a Prefeitura de Janaúba viabilizasse a capacitação aos ciclistas do município quanto às regras de trânsito e respeito aos outros veículos e pedestres.
A implantação de ciclovia na avenida Gentil Dias foi em 2007. Em 23 de abril daquele ano o então vereador Jaime Lacerda de Oliveira (PSDB) teve a indicação de necessidade aprovada justamente pela destinação de espaço aos ciclistas. Segundo ele, a maioria das pessoas usa a bicicleta para ir ao trabalho, escola, comércio e visitar familiares e amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID