BARRAGEM DO BICO DA PEDRA PERDE DOIS CENTÍMETROS DE ÁGUA POR DIA; UM ANO ATRÁS ELA TINHA 2,59 METROS DE ÁGUA A MAIS

  • Há quase 13 anos sem transbordar, para a represa ficar cheia seriam necessários três anos com alta diária de dois centímetros no seu nível de água 

  • 19,82 metros separam o volume atual da capacidade total de água da barragem de Janaúba 
Foto DIG
Barragem do Bico da Pedra: Atualmente, o volume de água está mais baixo um pouco em relação ao que mostra essa imagem. Para encher, seria necessário que a água atingisse essa marca de 552 e, nesse caso, ficaria a um metro de transbordamento pelo vertedouro.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dois centímetros a menos a cada dia nas últimas semanas. Isso é o que acontece com o volume de água na barragem do Bico da Pedra, que fica distante em torno de cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral de Minas. Somente neste mês a represa perdeu 25 centímetros no armazenamento de água.
Conforme monitoramento realizado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), entre o dia 1º de novembro e essa terça-feira, dia 12, houve a redução em 25 centímetros no nível de água na barragem formada no rio Gorutuba. Um ano atrás, ou seja, entre os dias 1º e 12 de novembro, o aumento teria sido de sete centímetros. Isso implica em dizer que hoje são 2,59 metros de água a menos.
O reservatório de água nessa represa está com pouco mais de 10% da sua capacidade. Para a barragem do Bico da Pedra encher e voltar a transbordar como ocorreu em fevereiro de 2007, é preciso que haja a recuperação de 19,82 metros. Em quase 13 anos, o volume de água no Bico da Pedra diminuiu em quase 20 metros.
Para voltar a transbordar e considerar a mesma quantidade de redução diária, a represa gorutubana levaria em torno de três anos para ficar cheia, isso com uma alta diária de dois centímetros. Não levando em consideração os fatores técnicos e climáticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID