VERDELÂNDIA TERÁ UNIDADE DO SAMU ATRAVÉS DA PARCERIA ENTRE PREFEITURA E CISRUN: INAUGURAÇÃO DA SEDE DO SAMU SERÁ NA SEXTA-FEIRA, DIA 4, ÀS 17H

  • Verdelândia terá ambulância própria do Samu e equipe de socorristas
  • Com o Samu, o município de Verdelândia amplia mais ainda o atendimento na área de Saúde 
Foto PV
Sede do Samu em Verdelândia: cidade passa a integrar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com unidade própria. 

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – Este município passa a contar com unidade própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) diante da iniciativa da Prefeitura de Verdelândia e do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) em possibilitar que a população tenha à disposição uma equipe para atendimento de urgência.
A inauguração da Unidade de Suporte Básica do Samu em Verdelândia será nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, às 17h. A sede da equipe de socorristas do Samu será na rua Bom Jesus, número 82, no bairro Barreiro do Rio Verde, nesta cidade. O imóvel foi alugado pela prefeitura e cedido ao Cisrun, que coordena o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
O prefeito Jarbas Soares Rocha (PSD) destaca essa parceria entre a prefeitura e o Cisrun como um avanço na disponibilidade de equipe qualificada para prestar a assistência à população quanto ao atendimento de primeiros socorros e facilitar a condução de pacientes para unidade hospitalar caso haja necessidade. “Com o Samu, o município de Verdelândia amplia mais ainda o atendimento na área de Saúde, seja na prevenção quanto no acompanhamento e tratamento dos moradores que, porventura, necessitem dessa atenção”, explicou.
Com a Unidade Básica dotada de ambulância e equipe de socorristas do Samu (192), a população da área urbana e rural de Verdelândia terá à disposição o atendimento mais rápido. Isso porque até então essa assistência vinha sendo feita pelo Samu de Janaúba ou de Jaíba.
O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos (PSB), que é prefeito de Porteirinha, enaltece a parceria com a Prefeitura de Verdelândia pela implantação do Samu 192 nesta cidade. “Fico feliz que este município possa contar com base descentralizadas, o que tornará mais rápido o atendimento às ocorrências e aumentará as chances do paciente”, conclui o presidente do Cisrun, consórcio que controla o Samu Macro Norte, ou seja, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no Norte de Minas.
QUANDO CHAMAR O SAMU 192
O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada pelo 192. Este número é gratuito e dispensa crédito no celular.  Chame o SAMU na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, em casos de queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.
– Se você identifica uma situação de urgência ou emergência, ligue 192. Este número é gratuito em qualquer telefone.  Diga o seu nome e o que está acontecendo.  Procure estar perto da vítima para oferecer informações importantes. Informe ao atendente o endereço e um ponto de referência. Não desligue, pois, a seguir você falará com o médico.
– Ao ligar para o 192 procure manter a calma e cumprir todos os passos para passar as informações com paciência, assim o médico pode tomar a melhor conduta. Oriente as pessoas, principalmente as crianças, para que não passem trote para esse serviço. Isso pode atrasar o atendimento a alguém que precisa de atendimento imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID