JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

domingo, 20 de outubro de 2019

TERÇA-FEIRA, DIA 22, SERÁ MOSTRADO O RAIO-X DA SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

  • Referência em urgência e emergência na Serra Geral, hospital de Janaúba a um passo do colapso e poderá fechar as portas a qualquer momento 
  • Funcionários são quem têm segurado as pontas do Regional, mas a categoria está desmotivada diante dos baixos salários e da falta de depósito do FGTS 
  • Entre falta de materiais e medicamentos, e até falha na escala de plantão médico, Hospital Regional precisa de segurança interna e externa para assegurar a integridade física dos funcionários e pacientes 
  • Instalação elétrica do hospital é antiga e não suporta a demanda exigida para o funcionamento de aparelhos, caso do tomógrafo e outros equipamentos essenciais 
  • Audiência Pública será às 9h de terça-feira, dia 22, no auditório da Apae de Janaúba: reunião aberta e com participação do povo 
Foto Oliveira Júnior
Hospital Regional de Janaúba: em primeiro plano o acesso pelo pronto socorro.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, às 9h, haverá uma audiência pública sobre a situação administrativa, financeira, técnica e estrutural do Hospital Regional de Janaúba. É bem provável que seja mais um capítulo na história do sistema de saúde hospital deste município e que atende pacientes de comunidades de várias localidades do Norte de Minas e do Sudoeste da Bahia.
Mantido pela Fundação Hospitalar de Janaúba e ligado indiretamente à prefeitura desta cidade, o Hospital Regional é uma referência em urgência e emergência. Contudo, essa unidade há anos se encontra em crise e constantemente a mesma fica literalmente “no CTI”, em situação de colapso devido à falta de recursos financeiros, técnico e estrutural.
A audiência pública será no auditório da Apae, nesta cidade, embora alguns integrantes do Conselho Curador do Regional tenham proposto que essa reunião aberta e com participação pública fosse no Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. O certo é que o raio-x da vida desse hospital não é nada animador e pelo relatório é preciso que haja o chamado choque de gestão nessa unidade de atendimento de urgência e emergência.
Mergulhado em dívidas que se acumulam há anos e com várias mudanças de diretorias em curto espaço de tempo, o Regional ainda se encontra em plena atividade, mesmo em precárias condições, graças à dedicação dos seus funcionários, principalmente dos técnicos, que percebem possivelmente o menor salário da região e sem nenhuma perspectiva de reajuste no salário. Aliado à essa desmotivação, os profissionais ainda deparam com outra situação um tanto preocupante: há quase cinco anos não há registro de depósito com relação ao FGTS.
Apesar de ter modernos equipamentos essenciais no tratamento dos pacientes, o Regional vivencia há meses com a inoperância, por exemplo, do tomógrafo. Até houve conserto desse aparelho. Mas, o tomógrafo não tem funcionado diante de nova inoperância técnica provocada pela precariedade da instalação elétrica no complexo hospital de Janaúba. Para resolver esse problema é necessário um novo sistema da rede de recebimento e de distribuição de energia.
Para poder receber mais recursos financeiros, o Regional deveria aumentar o número de leitos. Isso não seria somente a questão matemática com mais quartos e camas para acomodar pacientes. Independentemente da quantidade de leitos, o funcionamento do Hospital Regional de Janaúba é imprescindível e comprovadamente necessidade de mais recursos governamentais, com aumento ou não do número de leitos. A justificativa é de o município teria que ter, no mínimo, 200 leitos para receber mais dinheiro. Norma chata e fora da realidade. Nem dobrando a atual quantidade de leitos dos dois hospitais, o Regional e o da Fundajan, Janaúba alcançaria essa exigência mínima. Um mero capricho matemático.
Ao longo deste ano não tem sido raro os momentos da falta de materiais e medicamentos no Regional. A crise só não agravou porque algumas lideranças e a população se uniram numa ação solidária para arrecadar recursos – o resultado superou a expectativa e até então tem contribuído para minimizar o drama – com a finalidade justamente em adquirir alimentos para pacientes e acompanhantes, aquisição de medicamentos e materiais essenciais para a assistência médica hospitalar.
Com o histórico de atraso de pagamento salarial entre dois e cinco meses, a direção tem tido dificuldade para manter regularmente a escala de plantão médico e em algumas vezes, sobretudo nos fins de semana, o Hospital Regional fica sem médico plantonista. Essa situação não difere com o quadro dos técnicos. Já alguns meses a equipe técnica atua com número reduzido, no limite. O hospital precisa reduzir gastos? Sim. Porém, às vezes o “corte” de pessoal ocorre justamente em setor que não poderia ser afetado.
Por ser a porta de entrada da saúde, considerando que a maior parte dos atendimentos refere à atenção básica, o Hospital Regional de Janaúba absorve em sua recepção centenas de pessoas diariamente, sendo pacientes, familiares e amigos. Alguns até têm os ânimos exaltados com o que classificam como a demora no atendimento.
Infelizmente tem sido comum casos de furtos de objetos de funcionários e pacientes/acompanhantes por parte de infratores que entram ilegalmente no complexo hospitalar. Há ainda registros de agressões físicas e verbais e ameaças com os funcionários da unidade hospitalar. Diante disso torna-se necessário que a direção do Regional coloque em prática a licitação realizada pela contratação de vigilância com a atuação no serviço de segurança interna e externa para assegurar a integridade física dos funcionários e pacientes.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.