SECRETÁRIOS DA SAÚDE E DA FAZENDA E GERENTE DE TRANSPORTE DA PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA PEDEM EXONERAÇÃO DOS CARGOS ESTA SEMANA

  • PM registra ocorrência de atrito entre secretário de Agricultura e Gerente de Transporte exonerado
  • Primeira mudança no secretariado foi um mês atrás quando a ex-vice-prefeita assumiu a Secretaria de Assistência Social
  • Câmara de Vereadores solicita cópias de contratos e licitações para averiguar possíveis irregularidades na prestação dos serviços
Foto Oliveira Júnior
Cidade de Nova Porteirinha, avenida Castelo Branco.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Na semana em que completam cinco meses que se encontra à frente da administração pública municipal, a prefeita Joélia Santos Barbosa (MDB) depara com uma situação nada boa com o seu staff administrativo. Pelo menos dois secretários municipais entregaram o cargo esta semana que ainda teve a saída do gerente de divisão de transporte.
De acordo com informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, nas últimas horas o secretário municipal de Fazenda, Átilla Emanuel Pimenta de Melo, colocou o cargo à disposição. Na terça-feira passada foi a vez da secretária municipal de Saúde, Vanessa Soares Leão Barbosa, deixa de exercer função comissionada na atual administração. Os dois estavam nos respectivos cargos desde meados maio quando a então vereadora Joélia Barbosa assumiu interinamente o executivo municipal.
Em meados de julho, Joélia Barbosa assumiu definitivamente a prefeitura ao vencer a eleição suplementar ocorrida no dia 7 de julho para o mandato até o final de dezembro do ano que vem. Ela manteve a equipe de secretários. Mas, no início de setembro fez a primeira mudança. A ex-vice-prefeita Marilza Pereira de Souza Mendes (PDT) assumiu a secretaria municipal de Assistência Social no lugar de Andréia Maria dos Santos que respondia pela pasta desde meados de maio.
Na última terça-feira, dia 8 de outubro, baixou portaria exonerando Givaldo da Silva Martins da Gerência de Divisão de Transporte a pedido do próprio servidor que havia manifestado em deixar o cargo no dia 1º deste mês. A saída do responsável do setor de transporte provocou uma crise na administração, já que o gerente disse que vinha lhe sendo atribuída uma falha que o mesmo não teria cometido com relação ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio.
Menos de um dia após a exoneração do gerente de transporte houve um atrito entre ele e o secretário municipal de Agricultura, que é esposo da prefeita. Houve ocorrência policial nesse sentido. Givaldo continua atuando na prefeitura, mas no cargo de origem que é de motorista obtido através de concurso público.
Após essa desavença entre o secretário de Agricultura e o gerente de transporte exonerado surgiu o pedido de Vanessa Leão Barbosa em deixar a secretaria de Saúde. Servidora efetiva, Vanessa é cunhada da prefeita e a mesma manifestou em rede social que “não gostou muito das questões políticas que envolve o cargo (secretária de Saúde) ” e acrescenta que “diante tanta confusão prefiro voltar para o meu cargo (fisioterapeuta) ”. A ex-secretária agradeceu a todos pelo apoio e gostou da experiência como secretária de Saúde, no entanto que é preciso dedicar um tempo mais à família, sobretudo no cuidado de duas crianças em casa.
O motivo da saída do secretário de Fazenda não foi esclarecido oficialmente. Mas, a decisão de Átila Emanuel de Melo em deixar a secretaria e retornar ao cargo concursado de auxiliar de contabilidade possivelmente esteja relacionada ao fato de interferência não aceita por ele. Esta semana a Câmara Municipal solicitou à administração local cópias de contratos e de licitações de prestadores de serviço à municipalidade para averiguar possíveis irregularidades.
A prefeita ainda não se manifestou a respeito da movimentação na sua assessoria e saída de secretários e gerente de transporte. Também não há posicionamento com relação aos substitutos dos secretários e assessor exonerados esta semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA