USUÁRIOS DA PRAÇA RÔMULO SALES, EM JANAÚBA, SUGEREM A IMPLANTAÇÃO DE PERGOLADO NO LOCAL ONDE A ÁRVORE FOI CORTADA

  • Nessa praça já teve pergolado, mas de alvenaria e foi demolido com a demolição do antigo mercado, hoje o banco BNB
  • Cidade de Nova Porteirinha tem pergolado, construído no ano passado; na praça Dr. Rockert, onde funciona a prefeitura de Janaúba, tem pergolados de madeira
Fotos Oliveira Júnior e Paula Brandino
Sugestão dos frequentadores da praça Rômulo Sales de Azevedo é de que seja implantado próximo ao quiosque um pergolado, justamente no local onde foi cortada a árvore.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Já se passaram 18 dias que foram cortadas as árvores e, consequentemente, eliminadas as sombras na praça Rômulo Sales de Azevedo (a praça do quiosque da Kibon, em frente o BNB). Outras árvores foram plantadas, contudo, a sombra não voltou. O movimento diurno na praça diminuiu, principalmente diante da intensidade dos raios solares e do calor.
Foto Oliveira Júnior
Praça Rômulo Sales de Azevedo, no centro de Janaúba, após o corte de árvores. O local destacado com traços na cor vermelha seria o espaço do pergolado para proporcionar sombra e visual decorativo na praça.

Ainda indignados com a atitude pelo corte das árvores ocorridas no dia 8 de setembro e até então nenhuma medida foi tomada pelo poder público local, os usuários da praça sugerem a implantação de pergolado na área de abrangência da árvore que foi cortada e a mesma proporcionada sombra usufruída por idosos e pelo público que aproveitava para sentar no banco nessa praça.
Os frequentadores da praça deverão procurar a Polícia Militar e a prefeitura no sentido de que o poder público instale ou então autorize os próprios frequentadores a adquirem materiais objetivando a colocação desse pergolado no lugar da árvore cortada e que vinha sendo cuidada e até podada por iniciativa dos próprios usuários dessa praça.
Foto Paula Brandino
Pergolado construído no canteiro central da avenida Castelo Branco, na cidade de Nova Porteirinha, em 2018.

O pergolado é uma decoração que reflete o charme das vilas italianas que confere descontração, além de amenizar a intensidade do sol. A proposta dos frequentadores da praça Rômulo Sales de Azevedo é de que nesse local seja construída a estrutura semelhante ao pergolado que a Prefeitura de Nova Porteirinha implantou no canteiro central da avenida Castelo Branco daquela cidade no ano passado.
Vale ressaltar que na praça Dr. Rockert, onde está situada a sede administrativa da prefeitura de Janaúba, tem pergolados. Na própria praça Rômulo Sales (a do quiosque da Kibon) já teve pergolado, mas era de alvenaria e no mesmo ficava o monumento ao gourutubano. Essa estrutura foi demolida na época em que houve também a demolição do antigo mercado, hoje a sede do BNB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID