TRAVESSIA DA LINHA FÉRREA EM JANAÚBA SERÁ FECHADA AMANHÃ, DIA 25, PARA SIMULAÇÃO DE ACIDENTE

  • Será um simulado de acidente com trem, carro e moto e ação do Samu e Corpo de Bombeiros para socorrer as vítimas 
  • Ato é previsto para às 9h da manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, na rua Belo Horizonte com a avenida Osvaldo Cruz, bairro Padre Eustáquio 
  • Medida preventiva é uma realização da VLI que administra a Ferrovia, Polícia Militar, Polícia Civil e Diretoria Municipal de Trânsito
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, pela manhã, o trânsito na rua Belo Horizonte será interrompido nas imediações da travessia da linha férrea ligando o centro ao bairro Padre Eustáquio, na cidade de Janaúba. Isso porque nesse local haverá uma simulação de acidentes envolvendo, inclusive, um trem com vagões.
Foto Oliveira Júnior
Travessia da linha férrea entre a rua Belo Horizonte e avenida Osvaldo Cruz, em Janaúba.

O simulado de acidente ferroviário está previsto para às 9h30 envolvendo um trem, um carro e uma motocicleta, além, é claro, com personagens na condição de vítimas. A iniciativa dessa simulação com objetivo de prevenção é da VLI, concessionária que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que utiliza diariamente a malha ferroviária que passa nesta cidade para transportar cargas ora para Montes Claros, ora para o Nordeste brasileiro.
Além dessa simulação de acidente ferroviário, a VLI e parceiros realizam nesta semana blitz educativa e palestra em escola na cidade de Janaúba. O objetivo é conscientizar a população sobre o comportamento seguro em travessia ferroviária.
Para realizar o simulado de acidente ferroviário. Justamente na Semana Nacional do Trânsito, a empresa VLI conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil e Diretoria Municipal de Trânsito. A escolha pela travessia na rua Belo Horizonte para realização a simulação de trânsito leva se em consideração o fato de que é um dos trechos mais movimentados pelos veículos e pedestres.
Para a realização do acidente simulado, a área será isolada – as barracas de verduras serão retiradas – e os veículos ficarão nos trilhos e os mesmos serão colididos e arrastados pelo trem cargueiro. Em seguida os figurantes entrarão no carro ou “cairão” no chão para serem atendidos pelos socorristas do Samu e pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros. A PM fará a ocorrência e a PC a perícia. Para que o ato preventivo e a simulação transcorram normalmente, é preciso que o público colabore e não aproxime da área de abrangência do acidente simulado até que haja os procedimentos de socorro.
Durante a ação, equipes da VLI e dos órgãos envolvidos reforçarão a importância de se adotar uma conduta responsável no trânsito. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da companhia são treinados para acionarem buzinas e os faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID