PROGRAMA JOVEM NO CAMPO CHEGA AO NORTE DE MINAS


  • Faemg e Senar Minas proporcionam oportunidade para estudantes da zona rural em São João da Ponte 

Foto divulgação
O instrutor Odiberto (em primeiro plano, à direita) com a turma de São João da Ponte.

SÃO JOÃO DA PONTE (por Cecília Oliveira) – Dezoito jovens de São João da Ponte, no Norte de Minas, começaram o primeiro módulo do Programa Jovem no Campo, iniciativa do Sistema Faemg/Senar Minas que tem o objetivo de contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural. Os participantes são alunos do ensino médio da Escola Municipal Denizar Veloso Santos, comunidade de Simão Campos e estão tendo aulas com o instrutor Odiberto Roque.
Sem oportunidade de trabalho no campo, antes os jovens deixavam o meio rural e iam para a cidade. Mas hoje, com o acesso à tecnologia, escolas mais próximas de casa e mais oportunidades de trabalho e renda, muitos estão ficando na propriedade e dando sequência ao trabalho dos pais. O último censo feito pelo IBGE em 2010 inclusive mostra que o número de pessoas que deixaram o campo em relação à década anterior no Brasil caiu.
A área demandada no levantamento realizado pela mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Ponte, Sandra Gusmão, foi de Olericultura. "Na comunidade de Simão Campos, a maioria das famílias dos participantes do programa já trabalha com a produção e venda de hortaliças. As técnicas, que serão levadas a estes jovens vão poder fomentar a produção de hortaliças na localidade", avaliou Sandra.
Segundo o gerente regional do Senar Minas em Montes Claros, Dirceu Martins, o Programa Jovem no Campo é uma oportunidade para esses jovens permanecerem em suas propriedades, trabalhando no desenvolvimento do agronegócio, ajudando suas famílias e gerando empregos e renda em suas comunidades.
Dirceu explica que a estrutura do programa é dividida em dois núcleos: Básico, com foco no desenvolvimento das competências básicas; e Específico, com abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação. Os conteúdos abordados no programa são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses da clientela. Em setembro, o município de São Francisco também receberá o Programa Jovem no Campo. (Fonte: Faemg)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID