ENTRE SOMBRA E SOL, FIÉIS VÃO À PRAÇA PARA RECEBER DOM ROBERTO, NOVO BISPO DA DIOCESE DE JANAÚBA

Fotos Oliveira Júnior




JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “...E se quiser saber pra onde eu vou. Pra onde tenha sol. É pra lá que eu vou...”. Esse é um trecho da canção “O Sol”, interpretada pela banda mineira Jota Quest e cantado por várias vezes na praça Dr. Maurício de Azevedo, a praça da Matriz, em Janaúba, por ocasião da chegada de Dom Roberto José da Silva, novo Bispo da Diocese de Janaúba, domingo, dia 8 de setembro de 2019 (veja AQUI também ).
Fotos Oliveira Júnior





Esse refrão ecoou pela praça e pela cidade. A letra musical reflete claramente a realidade de Janaúba e demais cidades do Norte de Minas, onde os raios solares são com mais intensidade, principalmente em relação à Juiz de Fora, região da Zona da Mata mineira, de onde o religioso Dom Roberto veio.
Fotos Oliveira Júnior





Milhares de fiéis de Janaúba e cidades vizinhas e de outras localidades se aglomeraram na praça para prestigiar a posse canônica do quarto bispo diocesano. Teve gente que literalmente madrugou na praça, afinal queria o melhor posicionamento para acompanhar o ato de transição da liderança da igreja católica nessa Diocese criada há 19 anos.
Fotos Oliveira Júnior


A praça da Matriz, onde funciona provisoriamente a Catedral, é parcialmente arborizada. A organização da cerimônia da posse do bispo se prontificou a colocar cadeiras e tendas para acomodar o público. Mesmo assim, por questão de espaço para a locomoção, houve área descoberta. A maior parte dos fiéis ficou na sombra das frondosas árvores e das tendas.
Fotos Oliveira Júnior



Na sombra ou no sol, os fiéis acompanharam atentamente a cerimônia. Crianças, jovens, adultos e idosos se juntaram para receber o clero. Algumas pessoas usaram o folheto específico da posse para conter o sol. Outros fiéis abriram o guarda-sol (na verdade, sobrinhas ou guarda-chuva) para ficarem na sombra. 
Fotos Oliveira Júnior


As faixas com dizeres de boas-vindas ao novo bispo também serviram para proteger as pessoas dos raios solares e na área reservada para a imprensa não foi diferente, a equipe que estava fotogravando, filmando e transmitindo o ato de posse e a missa ao vivo para a rede social improvisou protetor para proporcionar sombra. O evento transcorreu bem, não há registro de alguém que tenha sentido mal diante do calor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID