ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA CINCO EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO NORTE DE MINAS, ENTRE ELES ADELINO PEREIRA DIAS, EX-PREFEITO DE JANAÚBA: 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO MINEIRA


Fotos arquivos
Deputados estaduais por Minas Gerais no período de 1987 a 1991: Adelino Pereira Dias, Carlos Pereira, Cleuber Carneiro, Milton Cruz e Péricles Ferreira.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Sábado passado, dia 21, completaram 30 anos do ato solene de promulgação da Constituição Estadual de Minas Gerais. Para lembrar esse fato ocorrido em 21 de setembro de 1989, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou no dia 19 deste mês homenagens aos deputados estaduais que participaram da elaboração da Constituição Mineira, a mais importante lei do Estado.
Pelo menos cinco ex-deputados com base no Norte de Minas, à época, foram homenageados: Adelino Pereira Dias, Carlos Eduardo Antunes Pereira (Carlos Pereira), Cleuber Brandão Carneiro, Milton Pereira da Cruz e Péricles Ferreira dos Anjos. Eles exercerão o mandato de 1987 a 1991, período da elaboração da Constituição Mineira, sendo a primeira a ser promulgada após a publicação da Constituição Federal, ocorrida em 5 de outubro de 1988.
Foto Willian Dias/Almg

Presidente da Assembleia Legislativa de MG, deputado Agostinho Patrus, entrega a homenagem ao ex-deputado estadual Adelino Pereira Dias (falecido em 2015), sendo representado pelo filho Valério Dias, ex-vice-prefeito de Janaúba.


Dos cinco ex-deputados do Norte de Minas homenageados, três haviam sido prefeitos nas suas bases eleitorais: Adelino Dias, em Janaúba (um mandato); Cleuber Carneiro, em Januária (um mandato, e ainda foi vereador); e Péricles Ferreira, em Salinas (dois mandatos). Adelino, Carlos Pereira e Milton Cruz exerceram um mandato de deputado. Péricles foi deputado por três mandatos, consecutivos, de 1987 a 1999, enquanto que Cleuber exerceu cinco mandatos de deputado estadual, de 1979 a 1999, e ainda deputado federal duas vezes, de 1999 a 2007.
Na cerimônia de homenagem aos deputados constituintes, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Janaúba, Adelino Pereira Dias, foi representado pelo filho Valério Dias de Oliveira, ex-vice-prefeito e ex-vereador por dois mandatos em Janaúba. Adelino Dias faleceu em 7 de dezembro de 2015.
Adelino Dias e Péricles Ferreira nasceram no mesmo município: Salinas. Dias foi fazendeiro e Ferreira, médico. Baiano de Paratinga, Cleuber Carneiro é advogado. Natural de Juramento, Milton Cruz é funcionário público e biólogo, com atual em escola e no INSS, em Montes Claros. Carlos Pereira, odontólogo e empresário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID