FUNORTE JANAÚBA E PARCEIROS REALIZAM O 3º SEMINÁRIO DE PISCICULTURA DO NORTE DE MINAS E REGIÃO PODERÁ CONTAR COM TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS EM ISRAEL NA CRIAÇÃO DE PEIXES

Fotos Oliveira Júnior
3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas acontece em Janaúba nesta quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019. 
Fotos Oliveira Júnior
Produtores e estudantes participam do 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas. 
Fotos Oliveira Júnior
No seminário são abordadas as tecnologias eficientes na criação de peixes no semiárido de Minas Gerais. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Criadores de peixes de vários municípios do Norte de Minas participam nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba, do 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas que também reúne pesquisadores, técnicos, professores e estudantes universitários, principalmente do curso Tecnologia em Agronegócios da Funorte, campus de Janaúba, e do curso de Zootecnia, da Uninimontes, também campus de Janaúba, e ainda estudantes da Favag, campus de Nova Porteirinha.
Fotos Oliveira Júnior
Superintendente da Codevasf em Minas, Rodrigo Rodrigo, o piscicultor Mauro que incentiva a criação de peixes em Matias Cardoso e o secretário de Agronegócios de Matias Cardoso, Jésus Magno da Silveira. 

Fotos Oliveira Júnior

A finalidade desse seminário é ampliar a técnica na criação de peixes e contribuir para o crescimento da piscicultura na região utilizando os métodos tecnológicos mais eficientes e adequados ao Norte de Minas. Tanto os criadores de peixes quanto os pesquisadores e estudantes da área de Ciências Agrárias aprimoram o conhecimento sobre a importância da piscicultura, sobretudo no uso racional da água.
Fotos Oliveira Júnior
 Seminário de Piscicultura atrai a atenção de produtores, estudantes e pesquisadores de vários municípios do Norte de Minas. 
Fotos Oliveira Júnior

Numa realização de vários órgãos e instituições de ensino e pesquisa, dentre eles a Codevasf, o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Funorte Janaúba, por intermédio dos cursos de Administração e Tecnologia em Agronegócios, o 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas tem como tema a sustentabilidade econômica, social e ambiental através da piscicultura.
Fotos Oliveira Júnior




Na abertura do 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas, o superintendente da Codevasf em Minas, Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo, ressaltou a vocação da região para a criação de peixes aproveitando a estrutura hídrica possibilitada pela bacia hidrográfica do rio São Francisco. O reitor da Unimontes, Antônio Alvimar, mencionou que esse momento é de avanço nas pesquisas em que as faculdades têm potencial para continuar em contribuir com os órgãos e instituições de apoio ao produtor rural e, nesse caso, aos piscicultores do Norte de Minas.
Fotos Oliveira Júnior



Ainda no seminário foi destacada a integração do governo brasileiro, através da Secretaria de Aquicultura e Pesca com a Universidade Gorion em Israel para o desenvolvimento de pesquisas na área de pesca e do uso eficiente da água tanto na piscicultura, assim como na agricultura irrigada.
Fotos Oliveira Júnior




PALESTRAS
O 3º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas acontece na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, e terá prosseguimento até às 17h de hoje.
Fotos Oliveira Júnior

A pesquisadora brasileira Isabel Campos Portugal apresenta em palestra nesta manhã as tecnologias aplicadas na aquicultura de Israel e a possibilidade de aplicação no Norte de Minas. Isabel Campos é Bióloga Marinha e Phd em Biotecnologia – Universidade de Ben Gurion / Israel.
Fotos Oliveira Júnior

Ainda no ciclo de palestras consta o sistema integrado para a produção de alimentos a ser esclarecido por Osmar Antunes Neto, coordenador técnico regional da Emater-MG. Ás 14h está prevista a palestra sobre noções básicas da piscicultura a ser proferida por Tiago Pereira, Bacharel em Aquicultura/Codevasf e em seguida o Zootecnista Diego Vicente da Costa, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG irá falar sobre o uso de insetos na alimentação de peixes. Ás 16h o secretário municipal de Agronegócio e Meio Ambiente da Prefeitura de Matias Cardoso, Jésus Magno Rodrigues da Silveira, falará sobre o Programa Piracema do São Francisco no município de Matias Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID