COMUNIDADE REALIZA A FESTA DO DIVINO, UMA TRADIÇÃO DE QUASE 200 ANOS EM SÃO JOSÉ DO GORUTUBA, EM PORTEIRINHA

  • Centenas de devotos estiveram reunidos durante 5 dias na histórica igreja situada perto do rio Gorutuba e do lago da barragem do Bico da Pedra 
Fotos Studiofotodigax
Festa do Divino Espirito Santo na comunidade de São José do Gorutuba, em Porteirinha.
Fotos Studiofotodigax
Celebração do Divino na secular igreja Nossa Senhora da Soledade, em São José do Gorutuba.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A histórica comunidade de São José do Gorutuba acolheu recentemente centenas de pessoas que foram prestigiar o tradicional evento realizado nessa localidade situada no município de Porteirinha. A família de Maria de Zé Lídio foi responsável pela organização da secular Festa do Divino Espirito Santo ocorrida entre os dias 24 e 28 de julho na Igreja Nossa Senhora da Soledade.
Fotos Studiofotodigax
Familiares de Maria de Zé Lídio que coordenaram a organização da Festa do Divino em São José do Gorutuba em 2019.

Além do colorido da ornamentação e da movimentação de fiéis, a comunidade mantém a tradição de quase 200 anos. Isso porque os historiadores informam que essa festividade no final de julho em São José do Gorutuba surgiu por volta do ano 1832, quer dizer, há 187 anos.
Fotos Studiofotodigax
Fiéis prestigiam o tradicional evento religioso na comunidade de São José do Gorutuba, no município de Porteirinha.

Os familiares de Maria de Zé Lídio e outros colaboradores se empenharam para a realização do evento. “As atribuições foram cumpridas com carinho e responsabilidade para manter essa tradição centenária em nossa região”, comentou Rosa, da família responsável pelo planejamento e execução das tarefas da festividade neste ano.

Fotos Studiofotodigax
Equipe de foliões que animaram a tradicional festividade em São José do Gorutuba, em julho de 2019.

Essa ação exercida pela família de Maria de Zé Lídio com a imprescindível ajuda de voluntários mostra a importância do elo entre família e religião no desenvolvimento de uma comunidade. Esse importante encontro religioso em São José do Gorutuba teve como tema “A Luz da Santíssima Trindade resgatando a história do Divino em nossas Famílias”.
Fotos Studiofotodigax
Altar da igreja Nossa Senhora da Soledade, em São José do Gorutuba, onde foi a Festa do Divino Espirito Santo.

Nos cinco dias da festividade a comunidade acolheu centenas de fiéis, sendo que nos três primeiros dias houve a reza do Santo Terço, enquanto que nos dias 27 e 28 aconteceu a celebração da Santa Eucaristia. Devotos e visitantes de vários municípios prestigiaram a Festa do Divino Espirito Santo durante a qual teve o levantamento da bandeira, equipe de foliões com músicas e sapateados peculiares mantendo a originalidade dessa tradição.
Situada nas imediações do rio Gorutuba e do lago da barragem do Bico da Pedra, a comunidade de São José do Gorutuba se mantém, apesar das poucas condições de estrutura, como destacado ponto histórico, religioso e cultural.

Comentários

Unknown disse…
A festa foi linda.O lugar é encantador e precisa muito ser preservado.
Unknown disse…
A festa foi linda.O lugar é encantador e precisa ser preservado.

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID