JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

CARTA ATRIBUÍDA A EQUIPE DE MÉDICOS CONFIRMA O DESCASO COM OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO HOSPITAL REGIONAL (Municipal) DE JANAÚBA

  • “Trabalhamos no limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura”. 
  • “Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos seja necessário para atendimento ao público”, 
  • “Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital” 
  • “Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para a realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências”.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Desde a noite dessa quinta-feira, dia 8 de agosto, circula pelas redes sociais uma carta atribuída a equipe de médicos na qual retrata a triste realidade no sistema hospitalar desta cidade. Desde a falta de medicamentos, aparelhos sem funcionar há tempo e constantes atrasos do pagamento salarial com o risco de uma paralisação geral, o documento comprova o caos no Hospital Regional de Janaúba, na verdade é uma instituição municipal mantida pela Fundação Hospitalar de Janaúba ligada à administração pública municipal.
Sem receber há quatro meses, os profissionais da Medicina mencionam na carta que trabalham no “limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura”. Diante dessa situação, vários profissionais já deixaram o Hospital Regional de Janaúba. “Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos seja necessário para atendimento ao público”, completa a equipe de médicos na carta aberta à população.
Os profissionais da saúde hospitalar expõem ainda o não cumprimento de acordos por parte do Hospital Regional e Secretaria de Saúde. “Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital, já́ que temos contas a pagar, compromissos financeiros e outros tantos planos, como qualquer outra pessoa. Somos humanos, somos pais, mães, filhos, maridos e esposas... Trabalhamos dia e noite, sem final de semana ou feriado para descanso”, completa.
Na carta há relato da falta de medicamentos básicos como antibióticos, “estão ausentes em nossa farmácia, muitas vezes obrigando-nos a substituir por outros que não possuem a mesma eficácia”. Alguns profissionais até doam materiais essenciais para que o atendimento de emergência e urgência não sejam suspensos. “Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para a realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências. Os pacientes se acumulam nos corredores do Pronto Socorro por falta de leitos nas enfermarias e CTI”, citam.
Outro relato um tanto agravante diz respeito à escassez de recursos humanos o que, na maioria das vezes, levam os profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos) a redobrarem as suas funções e cobrirem plantões com o objetivo de salvar aqueles com maior risco de morte. “Ainda assim, há uma sobrecarga de pacientes para um reduzido número de médicos, sendo que no Hospital Regional a relação de paciente atendidos por médico é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informam os profissionais.

Eis a carta da equipe médica à população

À população de Janaúba e autoridades competentes

A equipe médica do Hospital Regional de Janaúba (HRJ) vem a público prestar informações e esclarecimentos sobre a atual situação em que nos encontramos dentro da referida instituição. Essa carta é um desabafo e um pedido de socorro do corpo clínico do HRJ, que luta diariamente a favor da vida, mesmo frente a inúmeros obstáculos.
O Hospital Regional de Janaúba é referência microrregional para 15 municípios (Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia), abrangendo uma população de aproximadamente 275 mil pessoas. Mensalmente são realizadas mais de 3.000 consultas no Pronto Socorro, além de centenas de internações e procedimentos cirúrgicos.
São décadas de existência, com milhares de vidas salvas, inúmeros atendimentos realizados, dores aliviadas e curas alcançadas. Perdemos sim várias vidas... Infelizmente! Mas jamais faltou empenho e amor em salvar vidas. Trabalhamos no limite, oferecendo o que temos de melhor, mesmo em condições não tão favoráveis. Faltam medicamentos, exames básicos e uma infraestrutura que nos permitam trabalhar com toda excelência que a população merece.
Medicamentos básicos, como antibióticos, estão ausentes em nossa farmácia, muitas vezes obrigando-nos a substituir por outros que não possuem a mesma eficácia. Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências. Os pacientes se acumulam nos corredores do Pronto Socorro por falta de leitos nas enfermarias e CTI. Já faltou alimento dentro do HRJ.
A escassez de recursos humanos, materiais e de estrutura leva a priorização de atendimentos, com o objetivo de salvar aqueles com maior risco de morte. Ainda assim, há uma sobrecarga de pacientes para um reduzido número de médicos, sendo que no Hospital Regional a relação de paciente atendidos por médico é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trabalhamos no limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura.
Frente a este ambiente de recursos escassos, estrutura deficiente e sobrecarga de trabalho, vários profissionais médicos já deixaram o Hospital Regional de Janaúba. Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos sejam necessários para atendimento ao público.
Somem a tudo isso que foi dito, um salário atrasado em mais de 120 (cento e vinte) dias, sem perspectivas de melhora, com tendência a piora. Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital, já que temos contas a pagar, compromissos financeiros e outros tantos planos, como qualquer outra pessoa. Somos humanos, somos pais, mães, filhos, maridos e esposas... Trabalhamos dia e noite, sem final de semana ou feriado para descanso. Temos o direito de receber pelo nosso tão suado e importante trabalho. Mas não estamos recebendo o que nos é devido. Ainda assim, estamos aqui atendendo a toda população.
Apesar do exposto, sempre convivemos com críticas, queixas, reclamações, denúncias e até agressões. Sabemos que é preciso melhorar, mas a verdadeira realidade está demasiadamente oculta aos olhos da população. Convivemos com um ambiente de incertezas e insegurança, para todos.
O cenário atual afasta qualquer outro profissional que eventualmente queira trabalhar por aqui. Lutamos não apenas por salários em dia, mas também por uma melhor estrutura para atendimento de toda a população. Não somos responsáveis por todas as mazelas do Hospital Regional de Janaúba. Somos tão vítimas como todos vocês. Vítimas do descaso público, da falta de estrutura, de medicamento e recursos. Lutamos diariamente para fazer um Hospital Regional melhor e por isso, viemos expor ao público o atual cenário do hospital. EXIGIMOS MUDANÇAS! EXIGIMOS RESPEITO!

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.