MORRE O EX-VEREADOR JOSÉ BOAVENTURA DE CARVALHO, QUE FOI FUNCIONÁRIO DA JUSTIÇA E VICENTINO EM JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
José Boaventura de Carvalho.
  • José Boaventura foi fundador do Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Dente Grande 
  • Ele também foi diretor da fundação responsável pelo Hospital da Fundajan 
  • Em 2003, o TJMG homenageou José Boaventura com a Medalha Desembargador Hélio Costa 
  • Boaventura morre um mês após o falecimento da filha Bernadete e quase dois anos depois da morte da esposa Maria das Mercês 
  • Velório de José Boaventura é na Capela da Bom Pastor, em frente o cemitério da Saudade 
  • Sepultamento será amanhã, sábado, às 11h, no cemitério da Saudade, sendo antecedido de missa às 9h 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Faleceu no final da manhã desta sexta-feira, dia 19 de julho, o ex-vereador José Boaventura de Carvalho, que exerceu dois mandatos na Câmara Municipal de Janaúba. José Boaventura foi acometido por uma enfermidade, diante disso vinha há um mês em observação médica, tanto em unidades hospitalares quanto em sua residência, onde, hoje, não resistiu e faleceu.
José Boaventura deixa um legado de conhecimento, dedicação familiar e de prestação de serviço à comunidade. Neste segundo semestre completariam 10 anos que ele se aposentou pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), onde teve destacada atuação no Judiciário. O comprometimento ao trabalho rendeu a José Boaventura inúmeros reconhecimentos dos colegas, dentre eles a Medalha "Desembargador Hélio Costa" lhe concedida pelo TJMG em 2003 pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.
VEREADOR POR DOIS MANDATOS
Mas, antes de se ingressar no Judiciário local, o gorutubano José Boaventura deu a sua parcela de contribuição social e comunitária. Estudioso e sempre disposto a representar a comunidade social e publicamente, Boaventura ganhou a oportunidade lhe concedida pelo povo em exercer o mandato de vereador. Ele foi eleito e reeleito vereador, atuando com afinco a função de legislador.
Em 9 de março de 1964 foi a posse do suplente José Boaventura de Carvalho no lugar de Antonino Neves, que havia tomado posse como titular um ano antes. Boaventura foi vereador por 7 anos seguidos, pois em 31 de janeiro de 1967 ele foi empossado como titular e permaneceu até o princípio de 1971.
Em 17 de junho de 1967, por sugestão do vereador José Boaventura, foi mudado o nome da praça São Paulo para a atual nomenclatura de praça Péricles Oliveira Santos (2º prefeito de Janaúba), onde hoje se encontram instalados o Colégio Prêmio e o Bombar.
FUNDADOR DO ASILO DE JANAÚBA
José Boaventura foi fundador do Asilo São Vicente de Paulo e por muito tempo, na condição de vicentino, ajudou na manutenção desse ambiente que acolhe as pessoas idosas.
Foto álbum de família
O casal Maria das Mercês e José Boaventura de Carvalho.

BOAVENTURA FOI DIRETOR DA FUNDAJAN NOS ANOS 80
Em janeiro de 1.980, José Boaventura assumiu na Fundajan a função de diretor secretário desse hospital criado em 1974 e em funcionamento a partir de 1976. No período em que foi diretor secretário da Fundajan, José Boaventura e demais diretores e equipe da fundação propuseram e conseguiram uma maior participação da sociedade civil e governo municipal. A diretoria da qual ele fez parte proporcionou a reforma e ampliação de espaço físico da Fundajan. Os recursos para isso surgiram de doação de bezerros colocados em leilão.
A UNIÃO COM MARIA DAS MERCÊS
Mesmo na atividade profissional, José Boaventura disponibilizava tempo para ações sociais e o convívio familiar juntamente com a esposa Maria das Mercês Carvalho, a Cesinha. Dessa união matrimonial vieram os filhos os quais receberam o exemplar ensinamento familiar. O detalhe é que os filhos aprenderam e colocaram em prática os conhecimentos em atividades na área de atuação do casal Boaventura e dona Maria das Mercês, esta foi professora. Em escolas, na área administrativa de hospital, no Poder Judiciário e nas atividades religiosa lá estiveram, e ainda estão, em ação os filhos deles.
Além de vicentino, José Boaventura atuava como ministro da Eucaristia em celebrações nas igrejas católicas de Janaúba.
FALECIMENTO DA ESPOSA E DA FILHA
Há quase dois anos, dona Maria das Mercês não resistiu à enfermidade e se despediu eternamente da família que constituiu com José Boaventura, este veio a falecer hoje, 19 de julho, um mês após o falecimento da filha Bernadete Petronília de Carvalho. Bernadete estava em tratamento contra um câncer. Ela foi colega do pai no Poder Judiciário. Na semana que a filha faleceu, José Boaventura não passou bem, foi internado em unidades hospitalares em Janaúba e em Montes Claros. Houve uma melhora no quadro clínico, no entanto, o gorutubano José Boaventura de Carvalho finaliza a sua missão presencial.
Os nossos sentimentos à família de José Boaventura, principalmente aos filhos Maria Gorette, Joana D´arc, Luisa de Marilac, Rômulo Augusto, entre outros familiares.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O velório do corpo de José Boaventura de Carvalho acontece na Capela da Funerária Bom Pastor, na avenida Manoel Atayde, em frente ao cemitério da Saudade, no bairro Santo Antônio, em Janaúba. Amanhã, sábado, dia 20, às 9h, haverá a missa e, às 11h, o sepultamento no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, em frente ao local do velório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID