JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

domingo, 7 de julho de 2019

JOÉLIA BARBOSA VENCE REGINA POR DIFERENÇA DE 24 VOTOS (MEIO POR CENTO) E CONTINUARÁ SENDO PREFEITA DE NOVA PORTEIRINHA

Foto divulgação
Joélia Barbosa e Marlene Ribeiro, eleitas prefeita e vice-prefeita, respectivamente, de Nova Porteirinha.
  • PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA SERÁ ADMINISTRADA POR DUAS MULHERES: JOÉLIA, PREFEITA, E MARLENE, VICE
  • VITÓRIA DE JOÉLIA GARANTE A EFETIVAÇÃO DE EVERSON DA PARAGUAÇU NA FUNÇÃO DE VEREADOR 
  • REGINA CONTINUARÁ SENDO VEREADORA E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA CÂMARA CONTINUARÁ COM 3 VEREADORAS
  • AUSÊNCIA DE ELEITORES FOI ALTA: 18%; NA ELEIÇÃO DE 2016 APENAS 5% DOS ELEITORES NÃO COMPARECERAM
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Por uma diferença de apenas 0,5% (meio por cento) ou 24 votos, a vereadora Joélia Barbosa Santos (MDB) e a produtora rural Marlene Barbosa Ribeiro Menezes (PTC) foram eleitas, respectivamente, prefeita e vice-prefeita de Nova Porteirinha, neste domingo, dia 7 de julho, em eleição suplementar. Elas derrotaram a vereadora Regina Antônia de Souza Freitas (PSL) e o ex-prefeito e ex-vice-prefeito Raul Alves da Rocha (PSB), respectivamente, candidatos a prefeita e a vice-prefeito.
Pelos resultados, foi uma eleição acirrada e se assemelha do pleito ocorrido em 2016 em que as duas vereadoras estiveram em grupos políticos opostos. Neste domingo, dia 7, a prefeita eleita obteve 2.069 votos contra 2.045 votos concedidos à candidata Regina. Foram apurados 70 votos em branco e 174 nulos. Joélia venceu com 50,29% dos votos válidos, Regina com 49,71%.
A abstenção foi alta, o triplo do que ocorreu na eleição municipal de 2016. Naquele ano, 269 eleitores (5,29%) não compareceram, enquanto que hoje 965 eleitores não foram votar, ausência de 18,13%. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, estavam aptos a votar neste domingo em Nova Porteirinha 5.323 pessoas, das quais 4.358 foram às urnas hoje.
Foto divulgação
Regina Freitas e Raul Alves: candidatos a prefeita e a vice-prefeito na eleição deste domingo.

JOÉLIA 100% EM ELEIÇÃO EM NOVA PORTEIRINHA
Quatro eleições, quatro vitórias. Essa é a trajetória política da educadora Joélia Barbosa Santos, 48 anos, eleita neste domingo, dia 7 de julho, prefeita de Nova Porteirinha. Professora e produtora rural, ela está inserida na política deste município desde a emancipação dessa localidade.
Mas, foi em 2008, ou seja, 11 anos atrás, que ela decidiu participar diretamente das eleições quando então deixou a direção escolar para ser candidata a vereadora. Foi eleita. Quatro anos mais tarde obteve a reeleição e em 2016 a terceira vitória consecutiva como vereadora.
Foto Oliveira Júnior
Everson Ferreira, o Everson da Paraguaçu: agora vereador efetivo.

Hoje, Joélia disputou a sua quarta eleição seguida em Nova Porteirinha e manteve a invencibilidade. Só que agora a sua representatividade muda de endereço, da Câmara para o Executivo municipal. Na verdade, isso só aconteceu. Uma vez que Joélia é prefeita interina de Nova Porteirinha desde o dia 10 de maio passado, ou seja, já governa o município há dois meses e a interinidade será até o final deste mês quando tomará posse automática e definitivamente na função de prefeita para exercer o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.  
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO “ATRASADO”
A prefeita eleita Joélia Barbosa recebe literalmente neste domingo, dia 7, um presente de aniversário. A vitória nas urnas de hoje pode ser considerada também como um presente “atrasado” para Joélia, que fez aniversário na última quarta-feira, dia 3 de julho.
Mineira de Janaúba, Joélia é casada com o técnico agrícola Aélcio José dos Santos com quem tem duas filhas. O casal é atuante na política local, onde Aélcio foi vereador na primeira composição da Câmara de Nova Porteirinha e de lá para cá tem atuado na administração pública e sempre ao lado da esposa.
COMANDO FEMININO
A partir deste segundo semestre e até o final do ano que vem, a Prefeitura de Nova Porteirinha será comandada por duas mulheres. O empoderamento feminino já está em evidência há dois meses quando Joélia Barbosa, então presidente da Câmara Municipal, assumiu o executivo local por decisão judicial.
Com a eleição deste domingo, a chefia da prefeitura será exercida por duas mulheres: a prefeita eleita Joélia e a vice-prefeita eleita Marlene Ribeiro, a Marlene de Anastácio.
Foto Oliveira Júnior
Maria Aparecida Rodrigues, a Maria de Porfírio: vereadora efetiva desde o final do primeiro semestre deste ano.

Há exatos 7 anos, o município de Nova Porteirinha foi governado por uma mulher. A então vereadora Dalvanir Pereira Guimarães (na época no PP) assumiu a prefeitura devido ao afastamento do prefeito Wilmar Soares de Oliveira (PMDB) do cargo, em julho de 2012. Wilmar retornou ao cargo no mesmo mês. A ex-vereadora Marilza Pereira Mendes foi vice-prefeita de Nova Porteirinha por dois mandatos seguidos: 2009 a 2012 e de 2013 a 2016, e depois disputou a eleição de 2016 para prefeita.
CANDIDATA CONTINUARÁ SENDO VEREADORA
A candidata a prefeita Regina Antônio de Souza Freitas permanecerá exercendo mandato eletivo. Eleita vereadora em 2016, Regina continuará o mandato até o final de dezembro de 2020. Essa foi a quinta eleição que ela disputou em Nova Porteirinha, a primeira na eleição majoritária.
Regina foi eleita vereadora em 2004 e 2016 e não teve êxito nas eleições de 2008 e 2012 para o legislativo e neste domingo para o executivo municipal.
EVERSON DA PARAGUAÇU GANHA A VAGA
Ao comparecer nas urnas neste domingo, dia 7, os eleitores de Nova Porteirinha literalmente votaram em “duas” eleições: a para prefeita e a definição de vaga na Câmara, uma vez que Joélia e Regina são vereadoras e a vitória de uma delas promoveria alteração na representação no legislativo municipal.
Joélia e Regina disputaram voto a voto. O mesmo aconteceu, de maneira indireta, com os suplentes de vereadores Everson da Silva Ferreira, o Everson da Paraguaçu (PSDB) e Maria Antônio Lima Rodrigues, a Tonha (SD). Everson é da coligação de Joélia e Tonha, da coligação de Regina.
Foto Oliveira Júnior
Ex-vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues, a Tonha: primeira suplência.

No dia 10 de maio deste ano, Everson tomou posse na Câmara diante da ascensão da vereadora Joélia na função interina de prefeita. No mesmo dia, a primeira suplente da coligação de Joélia, a ex-secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida de Souza Rodrigues, Maria de Porfírio (PTB), foi empossada no local do vereador José Gonzaga da Cruz (MDB), afastado da função por decisão judicial. A Câmara continuará com três mulheres: Regina, Maria de Porfírio e Sirlene. O legislativo local tem 9 vereadores.
Primeiro suplente de vereador nas eleições municipais de 2012 e 2016, Everson da Paraguaçu agora assegura definitivamente a titularidade para o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.
PRIMEIRA VITÓRIA E QUARTA DERROTA
A disputa para vice-prefeito (a) envolveu duas lideranças que três anos atrás eram aliadas. Na candidatura à reeleição, o então prefeito Raul Alves teve apoio da produtora rural Marlene Barbosa Ribeiro Menezes. Entretanto, hoje, os dois produtores rurais estavam em lados opostos e disputavam a mesma função no pleito.
Marlene Ribeiro, conhecida como Marlene de Anastácio, disputou neste domingo a sua primeira eleição política partidária em Nova Porteirinha e, obviamente, conquistou a primeira vitória. Já o Raul Alves confirmava a sua hegemonia em disputar todas as sete eleições no município: quatro para prefeito e duas para vice-prefeito. Das sete eleições, Raul venceu em três: duas como vice-prefeito e uma para prefeito. Ele perdeu três eleições para prefeito e agora uma para vice-prefeito.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.