JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

quarta-feira, 10 de julho de 2019

GREVE DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE JANAÚBA CONTINUA E PODERÁ TER A ADESÃO DOS PROFESSORES

  • UM DOS MOTIVOS DA PARALISAÇÃO É A DECISÃO DA SECRETARIA DE OBRAS EM MUDAR A JORNADA DE TRABALHO DO PESSOAL DA LIMPEZA 
  • GARIS, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, MOTORISTA E MONITOR DE ÔNIBUS, ENTRE OUTROS SERVIDORES, REIVINDICAM A REVISÃO NO PLANO DE CARGO E SALÁRIO 
  • SINDICATO CONSEGUE CONVENCER O PREFEITO A HOMOLOGAR O CONCURSO PÚBLICO, CUJO RESULTADO FOI DIVULGADO HÁ DOIS ANOS E MEIO 
  • PESSOAL DA LIMPEZA E OUTROS SERVIDORES AGUARDAM HÁ MAIS DE DOIS ANOS PARA TOMAREM POSSE NAS VAGAS CONQUISTADOS NO CONCURSO REALIZADO EM 2016 
  • AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, DIA 11, ÀS 15H, TERÁ PROTESTO EM FRENTE À PREFEITURA DE JANAÚBA 
  • FUNCIONÁRIOS REIVINDICAM REAJUSTE SALARIAL DE 5% QUE ERA PREVISTO PARA NOVEMBRO DE 2018, CONFORME ACORDO ASSEGURADO PELA PREFEITURA EM JULHO DO ANO PASSADO 
Foto rede social
Servidores manifestam em frente à Prefeitura de Janaúba por melhores salários e condições de trabalho; eles limpam vias públicas na área central da cidade e depois depositam os sacos com lixo na entrada da sede administrativa da prefeitura.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os servidores públicos municipais pretendem realizar um protesto amanhã, quinta-feira, dia 11 de junho, a partir de 15h, em frente à Prefeitura de Janaúba com a finalidade em sensibilizar a atual administração a dialogar com a categoria e também atender a demanda do funcionalismo. A greve atinge o setor de limpeza de vias públicas, de escolas e outros órgãos públicos, assim como o transporte. O movimento poderá ganhar o reforço dos professores nas próximas horas.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana), o apoio do pessoal da Educação é previsto para a próxima segunda-feira, dia 15. Mas, a adesão dos professores pode ser antecipada. Informação do Sindijana é de que até o início da tarde desta quarta-feira, 10, os professores não haviam recebidos a outra parcela do salário referente a junho. Os educadores também reivindicam por outros benefícios.
REAJUSTE SALARIAL ACORDADO E NÃO CUMPRIDO
Entre as reivindicações dos servidores da prefeitura se encontra o aumento de 5% que deveria ter sido concedido em novembro de 2018. Esse percentual corresponde a primeira de três parcelas iguais de reajuste conforme foi assegurado em acordo entre o funcionalismo e a atual administração para encerrar a greve, em julho do ano passado.
Os servidores queriam o aumento de 5% em julho de 2018, 2019 e 2020. Na contraproposta da prefeitura – e o que foi acordado – a concessão desse aumento ficou para novembro de 2018 (não cumprido, segundo o Sindijana), novembro de 2019 e novembro de 2020.
Os funcionários também pedem que a administração regularize o pagamento salarial da categoria e efetuando-o até o 5º dia útil do mês subsequente ao que foi prestado o serviço. Neste mês, a administração pagou o salário de junho no dia 5 de julho, quinto dia útil. Contudo, não há garantia de que esse procedimento será permanente.
IMPASSE NA JORNADA DE TRABALHO DOS GARIS
Na pauta de reivindicações consta que a administração busque viabilizar a repassar equipamentos de proteção individual (EPIs) ao pessoal da limpeza. Os garis demonstram insatisfação diante da decisão da Secretaria de Obras da prefeitura em propor a mudança na jornada de trabalho do pessoal que varre as ruas.
O executivo quer que esses funcionários trabalhem 8 horas por dia cumprindo a jornada de 40 horas semanais, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira. Os garis lutam para que a jornada de 36 horas semanais permaneça, através da qual eles prestam o serviço em 6 horas contínuas diariamente, mas de segunda-feira a sábado.
VITÓRIA DO SINDICATO: GARIS CONCURSADOS TOMARÃO POSSE
Apesar de que as reivindicações ainda não tenham sido atendidas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba comemora uma importante conquista obtida para o funcionalismo diante da constante atuação da entidade classista.
A greve que se encontra em andamento já surtiu efeito. Publicado nesta semana o decreto do prefeito que homologa o concurso público realizado em 2016 para vagas em 13 funções, dentre elas para gari.
O resultado definitivo desse concurso foi divulgado entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017. Isso implica em dizer que os aprovados estavam há dois anos e meio aguardando pela homologação e, sendo assim, estarem aptos a tomarem posse. A validade de dois anos desse concurso, podendo ser prorrogada por uma vez em igual período, começa a contar a partir desta semana.
QUEM ESTÁ EM GREVE E O QUE ELES QUEREM
De maneira pacífica e com ações estrategicamente elaboradas, os servidores da Prefeitura de Janaúba darão sequência amanhã, quinta-feira, dia 11, às 15h, ao movimento por melhores condições de trabalho. Levantamento do Sindijana aponta que a paralisação atinge parte considerável do funcionalismo público.
Além dos garis e outros profissionais da limpeza pública, estão em greve os auxiliares de serviços gerais – isso implica em dizer que em algumas escolas a limpeza tem sido afetada e a mesma é realizada pelos diretores. Também aderiram à paralisação os funcionários que atuam como motorista, monitor de ônibus, engenheiro, dentre outros. A qualquer momento os professores poderão paralisar as atividades.
Mesmo com algumas conquistas já obtidas durante a greve, tais como a homologação do concurso público de 2016 e alteração no procedimento para a concessão de licença de saúde, o movimento de paralisação continua. Isso porque os servidores querem a solução quanto à carga horária de trabalho, fornecimento de EPIs, plano de cargos e salários, insalubridade, junta médica no mesmo local e o imediato aumento salarial de 5% que deveriam ter sido aplicados em novembro de 2018.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.