VEREADOR RAMON PEDE À CORREGEDORIA DA CÂMARA DE JANAÚBA PARA APURAR OFENSAS LHE DIRIGIDAS PELO VEREADOR GILBERTO

  • Divergência entre os dois vereadores tem como pivô o relatório da CPI contra o prefeito de Janaúba sobre a campanha eleitoral para deputado, em 2018 
  • Vereador Gilberto menciona de maneira ofensiva o nome de Milton Araújo, que foi vice-prefeito de Janaúba 30 anos atrás e é tio do vereador Ramon 
  • Cinco anos atrás, da tribuna da Câmara o vereador Gilberto Dias mencionou de maneira ofensiva a família do vereador Sérgio Coelho

Fotos Oliveira Júnior
Vereadores Gilberto Dias e Ramon Araújo: um senta ao lado do outro, mas não se dão bem nesse momento.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vereador Ramon Alexandre Araújo (MDB) solicitou que a Corregedoria da Câmara Municipal de Janaúba apure o que classificou de ofensas lhe dirigida pelo vereador Gilberto Dias Neves (PT) na reunião ordinária do legislativo local na noite dessa segunda-feira, dia 11 de março. O pano de fundo desse atrito entre os parlamentares municipal seria o relatório da Comissão Processante (CPI) contra o atual prefeito de Janaúba referente à campanha eleitoral para deputados, em 2018.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Ramon Araújo disse que não assinou o relatório da CPI, embora ele seja o presidente da referida comissão, por entender que o relator Gilberto Dias mencionou no documento fato que não condiz com o pensamento do presidente da CPI. Ramon citou que o seu posicionamento foi baseado em depoimentos do prefeito e testemunhas arroladas na comissão processante.
No plenário, o vereador Gilberto Dias contestou o pronunciamento do presidente da CPI. Sentados lado a lado, os vereadores Gilberto e Ramon travaram um duelo que até pode confirmar o rompimento da coligação PT e PMDB na eleição de 2016 em que ambos estiveram no mesmo palanque apoiando a chapa majoritária composta pelo PMDB-PT.
Aliás, isso foi evidenciado em dezembro de 2018 quando da eleição para a mesa diretora da Câmara em que o petista Gilberto deixou de votar no emedebista Ramon para conceder o voto ao candidato Walter Percídio de Jesus (PTB), eleito presidente, sendo que Ramon e mais dois vereadores do MDB apoiaram o vereador Augusto Wagner (PT) para a vice-presidência da Câmara, função essa exercida por Ramon em 2017 e 2018.
O vereador Gilberto Dias teria dito na reunião de ontem, segunda-feira, dia 11, termos que fez com que o vereador Ramon Araújo solicitasse ao corregedor do legislativo janaubense, vereador José Tarcísio Mendes (PSDB), para apurar a postura do parlamentar Gilberto. “Fui ofendido aqui”, declarou Ramon ao intervir na fala de Dias quando este proferia termos ofensivos contra o Ramon e a familiar do vereador do MDB, citando, inclusive, o nome de Milton Araújo, tio de Ramon e que foi vice-prefeito de Janaúba 30 anos atrás. A reunião foi transmitida pela TV Serra Geral, emissora de Janaúba, e um vídeo do momento da fala do vereador Gilberto Dias é veiculado na rede social.
Essa não é a primeira vez que o vereador Gilberto Dias pronuncia de maneira ofensiva direta e indiretamente à família de um colega parlamentar. No dia 20 de dezembro de 2013 ele fez uso da tribuna ocasião em que magoou a família do também vereador Sérgio Henrique Coelho (DEM), quando da eleição de Sérgio para a presidência da mesa da Câmara (confira AQUI). A atitude de Gilberto Dias fez com que a família Coelho divulgasse uma nota ao público na qual foi expressado “...a diversidade política não pode justificar o desrespeito inveterado e irresponsável àqueles que se dedicaram ao exercício da vida pública... As palavras repetidas pelo vereador Gilberto não são dignas sequer de um verdadeiro representante do povo... É preciso respeitar o ser humano...”.
Somente meses depois é que o vereador Gilberto Dias se redimiu perante o vereador Sérgio Coelho, no fim do primeiro trimestre de 2014, sobre o que havia dito em dezembro anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID