NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU QUASE UM METRO EM UMA SEMANA

  • Com 16% da sua capacidade, represa gorutubana tem 2,75 metros de água a menos em relação a um ano atrás 
  • Este mês já choveu 135 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Choveu em Janaúba e em Nova Porteirinha e a pergunta é inevitável: será que a água na barragem do Bico da Pedra subiu? Sim, aumentou. Mas, antes é bom esclarecer que nem sempre a precipitação pluviométrica (chuva) nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha pode corresponder em aumento na quantidade de água na represa que fica em torno de cinco quilômetros antes das duas cidades separadas pelo rio Gorutuba.
Contudo, a cheia no lago da barragem tem sido mais em influência da intensa e forte chuva na região das nascentes do rio Gorutuba e dos seus afluentes, sobretudo acima do distrito de Barreiro da Raiz, que fica quase na divisa com o município de Francisco Sá, onde se encontra a nascente do Gorutuba.
Desde a última terça-feira, dia 19, até hoje, terça-feira, 26, de acordo com levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, houve uma elevação de quase um metro no volume de água na barragem do Bico da Pedra. Nesse período de uma semana a cheia ou recuperação foi de 84 centímetros. No mesmo período do ano passado houve redução de cinco centímetros.
De acordo com informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), na manhã desta terça-feira teve a elevação de um centímetro. Na sexta-feira, dia 22, numa comparação ao dia anterior a cheia teria sido de 47 centímetros, mais 17 no sábado e três centímetros ontem, segunda-feira, dia 25.
Numa comparação ao dia 26 de março de 2018, hoje, terça-feira, 26, a barragem gorutubana estava com 2,75 metros de água a menos. O detalhe é que entre o dia 1º e o dia 26 de março deste ano o nível de água recuperou em 61 centímetros, enquanto que um ano atrás a recuperação teria sido de 28 centímetros.
Com 16,1% da capacidade e um volume de 80,55 hectômetros cúbicos, a barragem do Bico da Pedra que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha teria que elevar o seu nível de água em 16,52 metros para ficar cheia e transbordar pelo vertedouro, fato que ocorreu há 12 anos e um mês.
CHUVA
Tem chovido nos últimos dias nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Por exemplo, hoje, terça-feira, dia 26 de março, a precipitação pluviométrica atingiu a 27 milímetros até por volta das 16h. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que na sexta-feira, dia 22, foram 52 milímetros, enquanto que na quarta-feira 27 milímetros.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o índice pluviométrico acumulado nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba tem sido de 135 milímetros, neste mês de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID