PREFEITOS DO NORTE DE MINAS DEFINEM COM O ESTADO A READEQUAÇÃO DO ANO LETIVO

Foto Arthur Júnior
Na reunião do Cimams, prefeitos do Norte de Minas analisam a readequação do ano letivo com a secretaria de Estado de Educação.

MONTES CLAROS (por Arthur Júnior) – Em reunião mobilizada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), prefeitos, procuradores e secretários de 60 municípios do Norte de Minas definiram na quarta-feira, dia 30 de janeiro, em Montes Claros, pela criação de uma comissão para negociar com o Governo do Estado a readequação do calendário escolar quanto ao início do ano letivo.
A audiência da comissão com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, teria sido agendada para essa sexta-feira, 1º de fevereiro. Na proposta levantada pela assembleia e que será apresentada pela comissão ao Governo do Estado é de que as aulas iniciem em março.
O presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal, prefeito de Matias Cardoso, fez questão de enfatizar a necessidade da classe está sempre unida, independentemente de partidos. “Passamos por processos eleitorais nos últimos meses e que colocaram amigos contra amigos. A nossa classe precisa estar sempre estar mobilizada, pois os problemas que estamos enfrentando são os mesmos. Definimos para o dia 11 de março, o início do ano letivo, em reunião com os municípios da Serra Geral. Por que? Porque com os atrasos nos repasses muito ainda precisa ser feito nos municípios, como a melhoria das estradas e prédios escolares para receber os alunos. Por isso que precisamos deste prazo”, explicou.
O prefeito de Guaraciama, Rafael Dias Veloso, que faz parte da diretoria do Cimams, disse que o diferencial do Consórcio é que está buscando um consenso real, olhando a peculiaridade de cada município. “Queremos mostrar a secretária de Educação a realidade de cada município e porque defendemos a readequação do início do ano letivo para o mês de março”, comentou.
Sobre os assuntos que estavam na pauta, como a definição de proposição acerca da retenção de repasses constitucionais e continuidade dos serviços básicos, os prefeitos decidiram dar um voto de confiança ao atual Governo e aguardar os próximos dias se os repasses serão feitos como prometidos.
A comissão que se reuniria com a secretária de estado da Educação, Júlia Sant’Anna ficou assim constituída:  Edmárcio Moura Leal – Matias Cardoso, Presidente do Cimams; Juracy Fagundes Jacome – Nova Porteirinha, presidente do Consórcio União da Serra Geral; Valquíria Rodrigues Cardoso – Varzelândia, Vice-Presidete do Cimams; Silvanei Batista - Porteirinha, presidente do Cisrun Macronorte – Samu; José Raul Reis – Lagoa dos Patos, presidente da Ammesf, Edson Santos Albuquerque – Cristália, Diretoria do Cimams; Rafael Dias Veloso – Guaraciama, Diretoria do Cimams, e Marcelo Félix – Januária, Amams. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Cimams)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA