MESMO COM A CHUVA DESTE FIM DE SEMANA, FEVEREIRO DE 2019 ACUMULA MENOS DA METADE DO QUE CHOVEU EM FEVEREIRO DO ANO PASSADO NAS CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA

  • Na primeira quinzena de fevereiro, barragem do Bico da Pedra subiu 19 centímetros, resultado entre a cheia de 31 centímetros e a diminuição de 12 centímetros em dias alternados 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Conforme a previsão, tem chovido neste fim de semana nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, que ficam no Vale do Gorutuba, região da Serra Geral, no Norte de Minas. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que entre sexta-feira, dia 15 de fevereiro, e a manhã deste domingo, dia 17, choveu o correspondente a 27 milímetros nestas duas cidades.
A precipitação pluviométrica na sexta-feira teria sido de 2,4 milímetros. Ontem, sábado, choveu o correspondente a 9,2 milímetros e na madrugada de hoje, domingo, o índice pluviométrico registrado foi 15,4 milímetros até às cinco horas da madrugada.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aos quais o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, a chuva acumulada em Nova Porteirinha e em Janaúba este mês é de 89,4 milímetros. É também o índice pluviométrico deste ano, uma vez que não choveu em janeiro.
Neste mês já choveu 31% a mais do que teria chovido em fevereiro de 2018. Entretanto, a comparação com fevereiro de 2017 mostra que neste segundo mês de 2019 a precipitação pluviométrica ainda não alcançou a metade do mesmo período do ano passado. Levantamento efetuado pelo site do jornalista Oliveira Júnior aponta que a chuva acumulada deste mês equivale a 40% do total da chuva de fevereiro de 2017, quando choveu 222,8 milímetros.
BARRAGEM
O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que nos sete primeiros dias de fevereiro deste ano a represa do Bico da Pedra apresentou perda de 10 centímetros em seu volume. Já do dia 1º ao dia 7 de fevereiro do ano passado o nível de água na barragem subiu em 2,02 metros.
No último fim de semana, ou seja, entre os dias 8 e 11, houve aumento de 31 centímetros no volume de água na represa. Contudo, na quarta-feira, dia 13, houve redução de um centímetro. No dia seguinte não teve alteração. Mas, sexta-feira, outra diminuição de um centímetro.
Isso implica em dizer que na primeira quinzena houve uma recuperação de 19 centímetros no volume de água na barragem gorutubana, que seria o resultado entre a cheia de 31 centímetros e a redução de 12 centímetros, do dia 1º deste mês até essa sexta-feira, 15.
Numa comparação ao dia 15 de fevereiro de 2018, na última sexta-feira, dia 15, a barragem do Bico da Pedra estava com menos água, ou seja, com um volume de três metros mais baixos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA