CHUVA NESTE MÊS EM JANAÚBA E EM NOVA PORTEIRINHA É O DOBRO EM RELAÇÃO A FEVEREIRO DO ANO PASSADO E CORRESPONDENTE A 62% DO QUE CHOVEU EM FEVEREIRO DE 2017

  • Com sobe e desce em seu volume, barragem do Bico da Pedra tem hoje 14,5% da sua capacidade de armazenamento de água
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Chuva na tarde e noite de ontem, segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e na madrugada de hoje, terça-feira, 19, nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Somente na tarde dessa segunda-feira o índice pluviométrico atingiu os 33 milímetros. Em menos de 24 horas, ou seja, entre a tarde de ontem e o início desta manhã, choveu 49 milímetros nestas duas cidades.
Com isso, segundo levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, a chuva acumulada neste mês é de 138,6 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. É também o índice pluviométrico de 2019, pois não choveu em janeiro.
Com menos de três semanas, este mês já choveu mais do que todo o mês de fevereiro do ano passado nas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, no segundo mês de 2018 choveu 68 milímetros. Isso implica em dizer que em fevereiro de 2019 a chuva acumulada supera em 103,82% o índice pluviométrico ocorrido no segundo mês do ano passado.
Entretanto, fevereiro de 2017 foi o mais chuvoso nos últimos três anos. Nos 28 dias de fevereiro de 2017 choveu o correspondente a 222 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Neste ano a chuva de fevereiro equivale a 62% do que choveu em fevereiro de 2017.
BARRAGEM DO BICO DA PEDRA
Após quase uma semana em que teve cheia e diminuição na mesma proporção, o nível de água na barragem do Bico da Pedra, situada cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, mantém a instabilidade.
Na manhã desta terça-feira, dia 19 de fevereiro, houve o registro de aumento de dois centímetros no volume da represa formada no rio Gorutuba. Na verdade, ocorreu a recuperação, uma vez que desde sexta-feira, dia 15, a quantidade de água na barragem havia diminuído em dois centímetros, de acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG).
Neste mês de fevereiro o ganho real no volume de água na represa do Bico da Pedra tem sido de 20 centímetros. Numa comparação ao dia 19 de fevereiro de 2018, hoje, terça-feira, 19, o nível de água na barragem gorutubana tem 2,93 metros a menos de água.
Com 14,5% da sua capacidade, a barragem de Janaúba e de Nova Porteirinha precisaria elevar em 17,17 metros o seu nível de água para ficar cheia e transbordar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA