BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TEM 14,5% DA SUA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

  • Represa gorutubana teria hoje 2,87 metros a menos de água em relação a um ano atrás
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Numa comparação ao dia 22 de fevereiro de 2018, nesta sexta-feira, 22, o nível de água na barragem do Bico da Pedra estava com 2,87 metros a menos de água. Conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), a represa situada cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha estava esta semana com o volume de 72,97 hm3 (hectômetros cúbicos), ou seja, algo em torno de 73 milhões de metros cúbicos de água ou ainda 73 bilhões de litros.
A média de consumo por pessoa seria na faixa de 150 litros de água por dia. As cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha juntas somam popuco mais de 80 mil habitantes que são abastecidos por água oriunda dessa represa e trtada pela Copasa. Num cálculo simples, o consumo diário seria na faixa de 12 milhões de litros ou 12 mil metros cúbicos ou ainda 0,012 hectômetro cúbico.
Com 14,5% da sua capacidade, a barragem formada no rio Gorutuba precisaria elevar em 17,13 metros o seu nível de água para ficar cheia e transbordar. De acordo com o DIG, quando foi construída, há 40 anos, a represa tinha capacidade de armazenamento de 703 hm3. Contudo, diante do assoreamento ao longo dos anos, o último levantamento feito (batimetria) na última década, apontava a barragem gorutubana estaria com o volume máximo em torno de 503 hm3.
SOBE E DESCE
Após quase uma semana em que teve cheia e diminuição na mesma proporção, o nível de água na barragem do Bico da Pedra, situada cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, teve recuperação em seu volume esta semana.
Na manhã de terça-feira, dia 19 de fevereiro, houve o registro de aumento de dois centímetros no volume da represa formada no rio Gorutuba. Na verdade, ocorreu a recuperação, uma vez que desde sexta-feira, dia 15, a quantidade de água na barragem havia diminuído em dois centímetros, de acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG).
Neste mês de fevereiro o ganho real no volume de água na represa do Bico da Pedra tem sido de 24 centímetros. Isso porque houve momento de diminuição em 10 centímetros e aumento de 34 centímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID