BARRAGEM DO BICO DA PEDRA PERDEU 4 CENTÍMETROS EM SEU VOLUME DESDE SÁBADO, DIA 23, ATÉ HOJE

  • Represa que abastece Janaúba e Nova Porteirinha tem 14,5% da sua capacidade de armazenamento de água e se encontra com 3,12 metros de água a menos em relação um ano atrás 
Foto Eduardo Gomes
Barragem do Bico da Pedra e ao fundo a cidade de Janaúba, nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro de 2019.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Depois de quatro dias, na semana passada, subindo entre um e dois centímetros, o nível de água na barragem do Bico da Pedra apresenta redução nos últimos quatro dias. De sábado, dia 23 de fevereiro, até esta terça-feira, 26, o volume de água abaixou em quatro centímetros. Foi um centímetro a menos de ontem para hoje.
De acordo com dados obtidos pelo site do jornalista Oliveira Júnior junto ao Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), a barragem formada no rio Gorutuba apresenta um ganho real de 20 centímetros neste mês, isso porque o melhor momento foi na sexta-feira, dia 22, quando o nível estava 34 centímetros acima do que havia sido registrado no dia 7 de fevereiro, ocasião em que teve redução de 10 centímetros num comparativo a 1º deste mês.
Entretanto, este mês é mais seco do que o segundo mês de 2018. Um ano atrás a represa tinha 3,12 metros a mais de água. Isso justifica porque no dia 26 de fevereiro do ano passado a cheia na barragem do Bico da Pedra teria sido de 2,25 metros em relação a 1º do mesmo mês.
A cota do volume de água na barragem gorutubana nesta terça-feira, dia 26, correspondente a 14,5% da sua capacidade e um volume de 72,61 hm3 (hectômetros cúbicos). Hoje, o nível de água na represa do Bico da Pedra se encontra 17,17 metros abaixo do seu transbordamento pelo vertedouro. A última vez que isso ocorreu foi há exatos 12 anos, em fevereiro de 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA