TREMOR DE TERRA É REGISTRADO EM BONITO DE MINAS, NO NORTE DE MINAS; COBERTURA DE CURRAL É DERRUBADA

BONITO DE MINAS (por Luiz Ribeiro) – A terra tremeu em Bonito de Minas, no Norte de Minas, nesta segunda-feira, dia 21 de janeiro, assustando os moradores do município, que tem em torno de 11 mil habitantes. Moradores ficaram mais amedrontados em localidades rurais do município, onde o impacto do abalo sísmico foi mais forte. Em uma fazenda, o tremor derrubou a cobertura de uma casa de curral, mas sem deixar vítimas ou ferir os animais, segundo o dono da propriedade. De acordo com os registros do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi de 2,59 na Escala Richter.
Segundo o prefeito de Bonito de Minas, José Pedro Dias da Rocha (PSB), o Zé Galego, o abalo sísmico foi sentido pelos moradores pouco depois das 7h desta segunda-feira. “Primeiro, as pessoas ouviram um grande estrondo, que parecia o barulho de um avião. Depois, a terra tremeu durante cerca de oito a 10 segundos”, afirmou Zé Galego.
Ele disse que os moradores sentiram janelas balançarem. Ainda de acordo com o chefe do executivo, ninguém se feriu e não houve maiores danos materiais. “Mas, em algumas casas ocorreram rachaduras no forro de gesso”, relatou o prefeito. “Na verdade, o povo ficou assustado e o tremor virou o principal assunto na cidade porque nunca ocorreu isso antes”, comentou Galego.
O abalo sísmico deixou ainda mais assustados os moradores da zona rural do município. O produtor Rone Viana de Oliveira, que é ex-vereador na cidade, relata que, em decorrência do tremor, a cobertura da casa de curral da fazenda dele foi derrubada. A propriedade fica situada na localidade de Larguinha, a nove quilômetros área urbana.
Segundo Viana, o tremor de terra amedrontou os pequenos agricultores de outras localidades rurais de Bonito de Minas, como Borrachudo e Vargem Danta. “Primeiro, teve um barulho parecendo um forte trovão. Depois, a terra começou a tremer. Houve muito susto mesmo. O pessoal ficou horrorizado”, disse o produtor rural.
Bonito de Minas tem um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,537, ocupando a antepenúltima posição no ranking do IDH no estado. Atualmente, a população sofre com a falta de chuvas e o sol forte do “veranico” de janeiro, que destruiu mais de 80% das lavouras de milho e feijão, além de dizimar as pastagens, de acordo com informações nas prefeituras.
Tremor sentido em outras localidades
Por meio de nota a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou que a estação sismográfica mantida pela instituição em parceria com o Governo do Estado registrou um tremor de 2.8 pontos na Escala Richter, na manhã desta segunda-feira, dia 21, com epicentro em Pandeiros (distrito de Januária), perto de Bonito de Minas.
De acordo com os registros da Unimontes, os efeitos do abalo sísmico foram sentidos em Bonito de Minas e localidades de municípios como Cônego Marinho. Ainda segundo a Unimontes, “para efeito de comparação e cálculo definitivo, os dados foram enviados para o Observatório Sismológico da UnB, em Brasília, maior referência do País em estudos de abalos de terra”. (Fonte: jornal Estado de Minas e Uai)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA