NOTA MIL NA REDAÇÃO DO ENEM, ALUNO DE JANAÚBA FORMOU 'COLETÂNEA DE DADOS SOCIOCULTURAIS NA CABEÇA’ PARA FAZER A PROVA

JANAÚBA (por Juliana Gorayeb) – O estudante norte-mineiro André Bahia Pereira, de 18 anos, conseguiu alcançar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem morador de Janaúba é um membro do seleto grupo de 55 candidatos que conquistaram o feito, entre quatro milhões de textos corrigidos. Ele relaciona o resultado à boa formação que recebeu desde criança.
Foto álbum pessoal
André Bahia estudava uma média de cinco horas por dia, além do tempo que ficava na escola.

Ao G1, André Bahia disse que listou citações e dados que pretendia inserir na redação em uma folha separada. Segundo ele, foram estas informações as peças-chave para que conseguisse tirar nota total. Ele procurou reunir na mente estatísticas e citações sobre temas variados, que ele chama de “coletânea de dados socioculturais”.
“O Enem cobra em um dia 90 questões e uma redação. Se eu fizesse o rascunho e para depois copiar tudo de novo não daria tempo de eliminar as provas objetivas. Com muito treino, consegui sentir segurança para escrever direto à caneta. Escrevia só esqueleto antes, com isso meu texto ficou padronizado. Com a prática, já defini quais conjunções uso em cada parágrafo e como desenvolver. Listar conjunções é uma boa dica, além de formar na mente uma coletânea de dados socioculturais, que reúne citações de filósofos, citações de cientistas, estatísticas. Para qualquer tema cobrado, tenho pelo menos duas opções”, explica.
A mãe do jovem e diretora da escola onde ele estudou, Elisabeth Cristina Bahia, conta que o coração fica a mil por saber que o filho dela está entre os 55 melhores do Brasil.
“André começou a se preparar no ensino fundamental. Já no ano passado ele prestou a prova como treinante e havia tirado 960 na redação”, relembra a professora de redação e jornalista Camila Guimarães.
“Não treinar só escrita, mas conhecimentos gerais. Fizemos treinamentos de redações em sala com tempo cronometrado, atividades extraclasse para estimular a turma. Além do André que tirou nota mil, tem vários outros que tiraram 960, então foi uma média muito boa”, comenta a professora e jornalista Camila Guimarães. (Fonte: G1 Grande Minas, reportagem completa no link https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2019/01/18/nota-mil-na-redacao-do-enem-aluno-de-janauba-formou-coletanea-de-dados-socioculturais-na-cabeca-para-fazer-a-prova.ghtml)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA