INSTITUTO FEDERAL INVESTE NA REFORMA DA BIBLIOTECA PÚBLICA E DO ESPAÇO CULTURAL ONDE TAMBÉM FUNCIONARÁ UM ANEXO DO IFNMG

  • Também haverá reforma na área da Associação dos Artesãos, pois foi através dessa entidade que o Governo Federal cedeu o imóvel para o uso da comunidade
  • Recursos para a reforma são provenientes do IFNMG e de emenda do deputado federal Leonardo Monteiro
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Teve início nesta primeira semana de janeiro de 2019 a reforma do imóvel onde funcionam a Biblioteca Pública Municipal de Janaúba e o Espaço Cultural Central do Brasil. A iniciativa é capitaneada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que, por coincidência, está localizado onde era justamente a biblioteca pública. O investimento também vai abranger a área da Associação dos Artesãos de Janaúba.
A informação é do diretor substituto do IFNMG de Janaúba, Evandro Ramos Araújo, em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro. De acordo com ele, a previsão é de que a reforma e melhoria no local ocorra dentro de um prazo de 90 dias (três meses). Ao final, o imóvel também será de uso compartilhado, inclusive pelo próprio instituto.
Foto Oliveira Júnior/2014
Solenidade no imóvel onde funciona o Espaço Cultural de Janaúba durante o projeto Cultura Viva confecção da blusa gorutubana. Isso se deu em 27 de novembro de 2014.

TELHAS SERÃO LAVADAS E REAPROVEITADAS
Nesse primeiro momento haverá a retirar de todas telhas as quais serão limpas através de lavagem e depois retornarão para os seus devidos lugares, mantendo assim a originalidade do telhado do imóvel que tempos atrás foi alojamento e almoxarifado da Rede Ferroviária, órgão do Governo Federal responsável pela linha e malha ferroviária, assim como pela estação e dos bens próximos à linha férrea, nesta cidade. As madeiras do telhado poderão ser trocadas em conformidade com as condições de uso.
NOVA SALA E BANHEIROS NOVOS
Dois banheiros antigos e sem condições de uso serão modificados e poderão dá lugar uma ampla sala para uso da comunidade ou até mesmo para aulas expositivas do IFNMG, uma vez que a sede do instituto em frente à Câmara Municipal já não suporta a demanda de alunos e de cursos disponíveis para a população. Em contrapartida, serão construídos banheiros modernos. O piso será trocado e ampliado sobretudo na área ao ar livre onde, ás vezes, serve com espaço de estudo.
RESPALDO DA SECRETARIA DE PATRIMÔNIO DA UNIÃO
Essa atitude por parte do IFNMG no imóvel que abriga o Espaço Cultural e a Biblioteca Pública tem respaldo da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão que controla os bens patrimoniais do Governo Federal. Vale ressaltar que o órgão Rede Ferroviária foi extinto, embora a malha ferroviária seja explorada pela iniciativa privada no que tange ao transporte de cargas, no caso da estrada de ferro que passa pela cidade de Janaúba. O transporte de passageiro foi desativado em setembro de 1996.
RECURSO FINANCEIRO
O investimento financeiro nessa conservação e melhoria do imóvel será em torno de R$ 260 mil, sendo parte alocada pelo IFNMG e parte proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro o qual também contribuiu, via emenda parlamentar, na pavimentação asfáltica de parte da avenida Brasil – a pavimentação foi sobre o calçamento em trecho onde estão a sede provisória do IFNMG e também do Espaço Cultural e da Biblioteca Pública.
CAMPUS DO IFNMG SERÁ NA SAÍDA PARA A JAÍBA
O diretor substituto do IFNMG de Janaúba, Evandro Ramos Araújo, destaca que a reforma no imóvel consta ainda de novas janelas, piso que mantém o ambiente original e adequação do palco. Na gestão do prefeito Yuji Yamada (2013 a 2016) foi doado um imóvel de 20 hectares – na margem da rodovia Prefeito Osvaldo Bandeira, a MG-401 – na saída para Jaíba onde será implantado o campus do IFNMG. Até lá, o instituto faz uso da sede em frente à Câmara de Vereadores e, dentro de três meses, de maneira compartilhada, de parte do imóvel da Biblioteca e do Espaço Cultural.
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS, ONDE TUDO COMEÇOU

A área onde funciona a loja da Associação dos Artesãos de Janaúba também passará pela revitalização capitaneada pelo Instituto Federal. Isso é justo, pois foi através dessa associação que o Governo Federal cedeu ao município o uso do imóvel que na época teve o empenho da então deputada estadual Elbe Brandão, que também era secretária de Estado de Desenvolvimento Integrado do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Sedvan), e a partir daí possibilitou a implantação do Espaço Cultural Central do Brasil e a transferência da biblioteca, já que o imóvel em frente à Câmara estava em precárias condições de uso. Tempos depois esse imóvel foi demolido e em seu lugar erguido a nova estrutura atualmente ocupada pelo IFNMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID