DEPUTADO TADEUZINHO PRESTA SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE BRUMADINHO E ESCLARECE SOBRE LEI AMBIENTAL QUE AINDA NÃO FOI VOTADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS




Em nota divulgada na manhã deste domingo, dia 27 de janeiro de 2019, o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, manifesta a sua solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de rejeito em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nessa sexta-feira, dia 25 de janeiro.
“A verdade é que este episódio, assim como o de Mariana, é o preço que estamos pagando por graves omissões de 20, 30 e até 40 anos atrás...”, expressou o deputado na nota.
Tadeuzinho prossegue na nota dizendo “Mais uma vez, reitero meus mais profundos sentimentos às famílias atingidas e espero, após votarmos esta nova legislação, nunca mais ver tragédias como estas que deixaram a todos nós mineiros consternados e enlutados. Exigimos RIGOROSA apuração dos fatos e PUNIÇÃO dos verdadeiros culpados”.
O deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, esclarece sobre a tramitação do Projeto de Lei 3676/2016 que ainda se encontra em análise e devendo ser votado pelos deputados estaduais ainda neste semestre. Tadeuzinho lamenta sobre a propagação na imprensa e nas redes sociais de informações, que segundo ele seriam incompletas, com relação ao referido projeto de lei.
Acompanhe a seguir a nota de pesa e de esclarecimento do deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho:


NOTA DE PESAR E ESCLARECIMENTOS

Há 3 anos acompanhávamos a tragédia da Samarco em Mariana.
Desta vez, infelizmente, estamos vendo mais uma enorme catástrofe: a da VALE em Brumadinho...
Antes de mais nada quero trazer minha SOLIDARIEDADE às vítimas e aos seus familiares, pedindo a DEUS que os conforte e lhes dê forças para suportarem tamanha dor...
Triste é ver que, mesmo com a grande comoção e revolta que tomaram conta de mim e de todo o país, para alguns, no meio de toda esta tragédia, ainda existe espaço para a POLITICAGEM e DEMAGOGIA!
E, exatamente por isso, me vejo no dever de fazer alguns esclarecimentos sobre as meias verdades que estão sendo divulgadas...
Primeiro, cabe informar que o projeto de lei 3676/16, elaborado pela comissão extraordinária de barragens da ALMG, com contribuições do Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente e outras entidades, trazendo regras muito mais rígidas para licenciamento e fiscalização das barragens em Minas CONTINUA TRAMITANDO na ALMG, inclusive já foi APROVADO em 1º turno. Ou seja, o projeto principal NÃO FOI REJEITADO!
Quem entende de processo legislativo sabe que projetos de lei, antes de chegarem à votação final, passam por comissões onde são aperfeiçoados e debatidos à exaustão pelos parlamentares...
As informações e vídeos que circulam omitem, propositalmente, este fato. Omitem também o fato de que o texto que não foi aprovado foi um substitutivo ao projeto principal em uma das comissões onde ele tramitou, que, no formato que estava, inviabilizaria a atividade mineraria em Minas, principal economia do nosso Estado.
Assim, o PL 3676/16 estará em breve, sendo votado em 2º turno em plenário, criando regras mais RÍGIDAS para fiscalização das mais de 300 barragens de rejeitos que continuam em funcionamento.
Importante, porém, dizer que este projeto que, se Deus quiser, será aprovado, criará um novo regramento para a fiscalização das barragens existentes e licenciamento de NOVAS barragens. Ou seja, mesmo se o projeto em trâmite já tivesse sido aprovado, em nada evitaria, INFELIZMENTE, a tragédia acontecida, pois a barragem rompida já estava há mais de 3 anos desativada...
A verdade é que este episódio, assim como o de Mariana, é o preço que estamos pagando por graves omissões de 20, 30 e até 40 anos atrás...
Mais uma vez, reitero meus mais profundos sentimentos às famílias atingidas e espero, após votarmos esta nova legislação, nunca mais ver tragédias como estas que deixaram a todos nós mineiros consternados e enlutados. Exigimos RIGOROSA apuração dos fatos e PUNIÇÃO dos verdadeiros culpados.
Me coloco à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

“Que a demagogia de alguns não prevaleça sobre o sofrimento de muitos”.
#ForçaBrumadinho #ForçaMG

                        Tadeu Martins Leite

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID