COM AUMENTO DE MEIO METRO EM DEZEMBRO, BARRAGEM BICO DA PEDRA ENCERRA 2018 COM REDUÇÃO DE QUASE UM METRO DE ÁGUA EM COMPARAÇÃO A 31 DE DEZEMBRO DE 2017: 15% DA SUA CAPACIDADE


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Maior reservatório de água na região da Serra Geral, no Norte de Minas, a barragem do Bico da Pedra se encontra apenas com 15% da sua capacidade. A última vez que essa represa transbordou foi há quase 12 anos. Ela se encontra em torno de cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, separadas pelo rio Gorutuba.
No mês passado houve uma considerável precipitação pluviométrica na região o que contribuiu para a recuperação no volume dessa barragem. De acordo com informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), em dezembro o nível de água na represa do Bico da Pedra elevou em meio metro (50 centímetros), dos quais 17 centímetros foram no último fim de semana do ano.
Entretanto, ao concluir o último mês de 2018, a barragem responsável pelo abastecimento dos projetos de irrigação do Gorutuba (em Nova Porteirinha) e Lagoa Grande (em Janaúba), apresenta uma redução de quase um metro em seu volume numa comparação a 31 de dezembro de 2017. Na última segunda-feira, 31 de dezembro, a quantidade de água na represa gorutubana era 88 centímetros a menos em relação ao mesmo dia de um ano atrás.
O nível de água na barragem do Bico da Pedra, formada no rio Gorutuba, se encontrava nessa segunda-feira, dia 31 de dezembro de 2018, com 16,86 metros abaixo do ponto de transbordamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID