CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA PODERÃO FICAR UM DIA SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PREVÊ A COPASA: ISSO SERÁ AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, DIA 17

  • Falta de água poderá afetar mais de 70 mil pessoas, inclusive de todas as comunidades rurais de Nova Porteirinha que, desde o ano passado, são abastecidas com água da ETA da Copasa



JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Amanhã, quinta-feira, dia 17 de janeiro de 2018, haverá a interrupção do fornecimento de água potável para os moradores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. A informação é da Companhia de Saneamento (Copasa), empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.
De acordo com a Copasa, a paralisação na disponibilidade de água para o povo será em virtude de obras no sistema de distribuição de água, com a instalação de um novo conjunto motobomba com mais potência para aumentar a pressão da água distribuída para os imóveis. O corte prévio do fornecimento de água é previsto para às 6h da manhã desta quinta-feira, dia 17, e se estendendo até por volta de 18h30 do mesmo dia, mas é bem provável que em alguns pontos da cidade a retomada do fornecimento de água ocorra em período distinto, já que a companhia prevê que o restabelecimento no sistema ocorra de maneira gradativa.
A interrupção no fornecimento de água poderá afetar mais de 70 mil pessoas, considerando que a cidade e as comunidades rurais (estas, desde o ano passado) de Nova Porteirinha são abastecidas pela água oriunda da Estação de Tratamento (ETA) da Copasa. Além disso, toda a cidade de Janaúba também estará inserida nesse ato de suspensão do fornecimento de água nesta quinta-feira, conforme informou a Assessoria de Imprensa da Copasa em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior.
A água que abastece Janaúba e Nova Porteirinha é captada da barragem do Bico da Pedra, no rio Gorutuba, que fica em torno de cinco quilômetros antes dessas duas cidades. A estação de tratamento de água fica em torno de dois quilômetros da represa, entre o campus da Unimontes, quase em frente ao campus da Funorte, e próximo ao DER-MG, na margem da BR-122, saída de Janaúba para Montes Claros.
Na estação de tratamento a Copasa mantém um reservatório através do qual abastece os bairros da região Sul e Leste. A companhia também tem outros reservatórios no centro de Janaúba de onde são redistribuídas água para os bairros da região Oeste, Norte e centro da cidade, e ainda para a cidade e comunidades de Nova Porteirinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA