CANSADOS DE ESPERAR PELO PODER PÚBLICO, MORADORES DO BARREIRO DA RAIZ DECIDEM LIMPAR O CEMITÉRIO E A ESTRADA DE ACESSO AO DISTRITO, NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA

  • Moradores farão “vaquinha” para comprar combustível e alugar trator a ser usado na conservação da estrada do Barreiro da Raiz
  • Distrito do Barreiro da Raiz fica distante 38 quilômetros da cidade de Janaúba, sendo a metade do percurso sem pavimentação
Fotos divulgação
Moradores limpam o cemitério do distrito de Barreiro da Raiz, no dia 5 de janeiro de 2019: cansaram de esperar pela ação da prefeitura.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os moradores do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba, comprovam que com boa vontade é possível resolver alguns dos problemas, mesmo sabendo que isso seja atribuição da prefeitura. Diante do descaso do poder com aquela comunidade, a população decidiu agir. Afinal, o desleixo tem sido público e notório com relação ao cemitério e a estrada do Barreiro da Raiz, que fica distante 38 quilômetros desta cidade.
Hoje, dia 20 de janeiro de 2019, os moradores partiram para roçar a beira da estrada do Barreiro da Raiz: atribuição deveria ser do poder público.

Hoje, domingo, dia 20 de janeiro, a comunidade voltou a se reunir e agir. Cada morador contribuiu da maneira que foi possível numa ação em benefício da coletividade. Foi a segunda mobilização nas últimas três semanas em ato que, em princípio, é de responsabilidade do poder público. O primeiro mutirão ocorreu no dia 5 deste mês.
LIMPEZA NO CEMITÉRIO
Na primeira semana deste mês houve uma mobilização coletiva em favor do distrito de Barreiro da Raiz. Os moradores se uniram pela limpeza do cemitério dessa localidade. O mutirão foi no dia 5 de janeiro de 2019. Com enxadas e outras ferramentas, lá foram os habitantes faz o que deveria ser atribuição por parte da Prefeitura de Janaúba. Com boa vontade, espírito coletivo, respeito aos entes queridos e na defesa do bem público, os moradores deram exemplo de gestão.
Por falta de assistência da prefeitura, limpeza do cemitério do Barreiro da Raiz foi feita em atitude voluntárias entre os moradores, no dia 5 de janeiro de 2019.

CONSERVAÇÃO E LIMPEZA NA ESTRADA
Duas semanas após essa mobilização, novamente os moradores do Barreiro da Raiz estiveram envolvidos numa mobilização. Desta vez a exemplar atitude foi a limpeza e conservação na estrada de acesso ao distrito. De novo, sem ajuda do poder público. Os moradores, que no dia a dia são produtores e trabalhadores rurais, trocaram o descanso de domingo pelo ato coletivo pela limpeza do bem público.
Moradores decidiram agir por conta própria na limpeza e conservação de estrada municipal na região do distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba.
Com foice e outras ferramentas, os voluntários partiram para a estrada que liga o distrito à cidade de Janaúba. O domingo de manhã desses moradores foi nas margens da estrada. Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior, um dos voluntários disse que o primeiro momento dessa mobilização foi roçar a beira da estrada, uma vez que o mato vinha prejudicando a visibilidade dos condutores de veículos.
Voluntários que estiveram envolvidos na mobilização pela limpeza do cemitério do distrito de Barreiro da Raiz: iniciativa da comunidade diante da demora do poder público em agir.

O segundo momento da mobilização dos moradores do Barreiro da Raiz é angariar recursos objetivando a aquisição de combustível e a utilização de um trator para o serviço de melhoria na estrada. O Barreiro da Raiz fica distante 38 quilômetros da cidade de Janaúba, sendo que 20 quilômetros são pavimentados, passando pela rodovia BR-122 (trecho Janaúba-Montes Claros) e mais 18 quilômetros sem pavimentação, desde a rodovia até o distrito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA