QUATRO VEREADORES DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JANAÚBA; ELEIÇÃO SERÁ NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 17

  • Marcelo, Ramon, Sérgio e Walter disputam a sucessão de Adauri no comando do Poder Legislativo de Janaúba
Foto Oliveira Júnior/2014
Câmara Municipal de Janaúba terá presidência nos anos de 2019 e 2020 definida entre quatro vereadores.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo menos quatro vereadores estão no páreo para suceder o também vereador Adauri Soares Cordeiro na presidência da Câmara Municipal de Janaúba. A eleição será na segunda-feira, dia 17 de dezembro, durante a reunião ordinária que iniciará às 18h. O mandato será de dois anos, ou seja, até o fim da atual legislatura.
De acordo com apurações do site do jornalista Oliveira Júnior, o primeiro a registrar a candidatura a presidente foi Ramon Alexandre de Araújo, atual vice-presidente, que protocolou a sua intenção pela disputa na segunda-feira, 10. Depois houve o registro do vereador Marcelo Alves Ferreira, o Marcelo Enfermeiro. Na sequência, já finalizando a semana, ocorreram o registro das candidaturas de Sérgio Henrique Coelho (foi presidente em 2014 e 2015) e Walter Percídio de Jesus, atual primeiro-secretário do legislativo janaubense.
O vereador Adauri Cordeiro decidiu não disputar a reeleição, mas colocou o seu nome nessa eleição. Até então, conforme registro no final do dia de hoje, sexta-feira, dia 14, Adauri Cordeiro é candidato único ao cargo de primeiro secretário da mesa diretora. Não há, por enquanto, registro de candidatura para a função de segundo-secretário, atualmente exercido pelo vereador Augusto Wagner de Jesus Costa, o Wagner do INSS.
A vice-presidência tem três postulantes para ocupar o lugar que hoje é exercido por Ramon Araújo. São candidatos a vice-presidente da Câmara Municipal de Janaúba os vereadores Jorge Santos Souza (Jorginho Paraguai), Augusto Wagner Costa e Valdeir dos Santos Silva.
Com relação à votação, será eleito diretamente o candidato que obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, tenha no mínimo oito votos. Caso não obtenha essa quantidade será realizado o segundo escrutínio, espécie de segundo turno, entre os dois mais votados e, na sequência, quem tiver o maior número de votos será eleito ou então o mais velho em se tratando de idade caso haja empate.
A Câmara é composta de 15 vereadores e sendo quatro candidatos, o máximo que um desses candidatos terá são 12 votos – isso se cada candidato votar em si. Para vencer em primeira votação, um candidato terá que ter o próprio voto e aproveitamento de 58% (mais 7 votos), somando 8 dos outros 12 votos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA