JORNALISTA PAULO BRAGA FOI HOMENAGEADO NO 23º ENCONTRO DA IMPRENSA DO NORTE DE MINAS – 2018

Foto Oliveira Júnior
Jornalista Paulo Braga com a homenagem da Associação dos Profissionais da Imprensa Mineira (APIM) durante o 23º Encontro da Imprensa do Norte de Minas.

MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – Radicado em Montes Claros, mas com ações diretas e indiretas na imprensa de várias cidades do Norte de Minas. Isso começou 38 anos atrás na vida do montesclarense Paulo Agostinho Pereira Braga ou simplesmente Paulo Braga. Jornalista, radialista, assessor de imprensa e articulador político são alguns dos atributos de Paulo que nasceu em 15 de maio de 1962.
Aos 56 anos de idade, Paulo Braga foi homenageado no último sábado, dia 15 de dezembro, pela Associação dos Profissionais da Imprensa Mineira (APIM) durante o 23º Encontro da Imprensa do Norte de Minas. E lá estava ele com os olhos atrás dos inseparáveis óculos. Aliás, essa é uma marca de Paulo que ingressou na Imprensa três meses antes de completar 18 anos de idade.
Foto Oliveira Júnior
Paulo Braga: jornalista, radialista, assessor e articulador político.

O quase “pós adolescente” incorporou ao Jornal de Montes Claros no dia 13 de fevereiro de 1980. Aquele jovem imediatamente ganhou a simpatia na redação e na gráfica do jornal e a sua competência ultrapassou as fronteiras de Montes Claros. Braga foi parar em Janaúba onde emprestou a sua eficiência na imprensa e no meio radiofônico.
Em O Jornal de Montes Claros, no início da década de 80, Paulo Braga percorreu quase todos os setores da empresa. No invejável currículo consta que ele foi revisor ortográfico, repórter, secretário de redação e editor. Dez anos depois da estréia no Jornal de Montes Claros, que já circulava há muito tempo, Paulo Braga vivenciou o momento do fim da edição desse meio de comunicação.
Foto Oliveira Júnior
Os homenageados Girleno Alencar, Waldemiro Miranda, Gal Bernardo, Paulo Braga e Tião Ruas com os representantes da APIM Aldeci Xavier e Benedito Said.

O parque gráfico de O Jornal de Montes Claros foi adquirido pelo empresário Jamiro Barbosa, de Janaúba, o qual foi aproveitado para a criação do jornal O Independente, que durou pouco tempo. Paulo Braga atuou nesse meio de comunicação a convite de Jamiro que já havia contratado Braga para ser o editor regional de Correio Janaubense, jornal lançado e editado na gráfica de Jamiro, em Janaúba, em julho de 1990 e que circulou até o fim da década de 90.
Antes, Paulo Braga emprestou o seu dom para a imprensa de Janaúba, pois foi editor do jornal O Gorutuba, comandado por muito tempo pelo jornalista Raimundo Brandão, já falecido. Paulo Braga colaborou com a implantação da Rádio Sociedade Gorutubana – no ar a partir de 8 de maio de 1985 – primeira emissora de Janaúba. Ainda pelo Norte de Minas, Paulo autuou na Rádio Pirapora e na TV Rio, em Pirapora.
Ele foi chefe de redação e editor do Jornal de Notícias, de Montes Claros; apresentador do programa O Povo no Rádio, líder de audiência regional nos anos 1.990, na Rádio Educadora de Montes Claros; foi redator, apresentador e editor dos programas Bom Dia Norte de Minas e A Palavra é Sua, na TV Montes Claros, hoje Intertv Grande Minas, afiliada Rede Globo.
Foto Oliveira Júnior
Os jornalistas Paulo Braga, Gal Bernardo e Waldemiro Miranda.

Paulo Braga chefiou a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros, nos anos 1.990 (foi o primeiro assessor de comunicação mantido no cargo por dois presidentes consecutivos do legislativo de Montes Claros); correspondente da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte; chefe da assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros – 1.997 a 2.002; assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa; único jornalista do interior a receber o diploma do Mérito da Constituinte de Minas Gerais, por ter sugerido ao então deputado Milton Cruz e trabalhado pela aprovação da emenda que resultou na estadualização da antiga FUNM, que desde então foi transformada em Unimontes e passou a oferecer ensino superior gratuito; marqueteiro vitorioso em campanhas políticas na televisão, rádio, redes sociais e impressos;
Paulo Braga é casado com a assistente social Elaine Pereira Souto Braga com quem tem seis filhos: Alexandre Augusto, Marcelo Victor, Bruno César, Paulo Braga Filho, Gabriel Luís e Raphael Marcos.
Paulo Braga atualmente é acadêmico do curso de Direito e Secretário Municipal de Articulação Política e Administração Regional da Prefeitura de Montes Claros, antiga Secretaria de Governo, nomeado pelo prefeito Humberto Souto. (Fonte: APIM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID