JANAÚBA PASSA A TER ATENDIMENTO CONTRA O CÂNCER PELA SANTA CASA; QUATRO ANOS ATRÁS HOUVE A POSSIBILIDADE DO HOSPITAL DILSON GODINHO REALIZAR ESSE SERVIÇO

  • Primeiro, apenas com consultas; depois, e sendo aprovado, atendimento em quimioterapia
JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – Demorou, mas, pelo jeito, a ação para minimizar o sofrimento dos pacientes já está em vigência. Isso porque teve início ontem, segunda-feira, dia 3 de dezembro, nesta cidade, o serviço de consulta referente a atendimento na área de Oncologia. Mesmo sendo o segundo município mais populoso do Norte de Minas, Janaúba era desprovido dessa assistência. Pirapora já conta, desde 2015 (leia AQUI ), com esse serviço que antecede, em caso de gravidade, de recurso hospitalar em Montes Claros, a cidades mais populosa da região.
O Hospital da Santa Casa de Montes Claros firmou parceria para atender na cidade de Janaúba os pacientes da área Oncológica, antevendo assim possíveis diagnósticos de câncer em moradores da região da Serra Geral de Minas. Em princípio, são consultas que começam a ser realizadas no Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan), entidade filantrópica que iniciou as atividades nos anos 70 e que, infelizmente, há mais de uma década acumula crises financeiras e administrativas, inclusive se encontra sobre intervenção amparada pelo Ministério Público de Minas Gerais.
A vinda da Santa Casa de Montes Claros para atendimento compartilhado e com a possibilidade, em breve, assumir o controle administrativo do hospital da Fundajan decorre justamente de análise do Ministério Público com o intuito em coibir o vício de erros que tem levado ao mais antigo e em funcionamento hospital de Janaúba há um possível encerramento de atividades. Também há possibilidade de administração compartilhada ser adotada no Hospital Regional de Janaúba, mantido pela Fundação Hospitalar de Janaúba, mas, nesse caso, será necessária a publicação de edital de licitação, uma vez que o Regional é gerido pelo poder público municipal.
HOSPITAL DILSON GODINHO
O detalhe é que quatro anos atrás, em 17 de janeiro de 2014, houve reunião em Janaúba sobre justamente a implantação do serviço de Oncologia no Hospital Regional de Janaúba. Naquela ocasião, o médico e deputado estadual Arlen Santiago esteve nesta cidade dialogando sobre esse assunto com representantes de segmentos sociais e sugeriu que parte do serviço oncológico fosse implantasse, mas que seria preciso uma parceria entre o hospital janaubense e uma unidade hospitalar de Montes Claros, citando o caso do Hospital Dilson Godinho, que tem atendido pacientes de Janaúba e da região da Serra Geral em tratamento contra o câncer ( confira AQUI).
HOSPITAL DO CÂNCER
Naquele mesmo ano, em 2014, também ocorreram reuniões com a direção da Santa Casa de Montes Claros, tendo, inclusive, a municipalidade doada terreno na região do bairro São Lucas, em Janaúba, para a construção do Hospital do Câncer a ser gerido pela Santa Casa ( veja AQUI). Houve a doação do imóvel, mas o caso não avançou como se esperava. ( veja AQUI também)
PRIMEIRO, SÓ CONSULTAS
Durante solenidade realizada nessa segunda-feira, dia 3, em Janaúba, o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Souza e Silva, explicou como será a parceria. “Inicialmente vamos oferecer as consultas para diagnóstico, uma vez que o processo para aprovação do serviço em sua plenitude está em tramitação aguardando aprovação da Comissão Interpartite Regional Avançada (CIRA) e da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG). No entanto, avançamos com os atendimentos em consultório para minimizar o sofrimento dos pacientes e já agilizar os atendimentos da região”, disse.
QUIMIOTERAPIA
O provedor do hospital, Heli de Oliveira Penido, ressaltou ainda que “assim que saírem as aprovações necessárias, será construído nos próximos meses na Fundajan, um salão quimioterápico, no qual o atendimento pleno desses pacientes será realizado”, complementa. Ele ressaltou ainda que a radioterapia e as cirurgias ainda continuam sendo realizadas em Montes Claros, uma vez que o processo e o tratamento são diferentes em relação a quimioterapia.
30% DA DEMANDA NA SANTA CASA SÃO DA SERRA GERAL
A radio-oncologista Lucianne Costa e a Oncologista Cláudia Teixeira, já realizaram as primeiras consultas. Seis pessoas foram atendidas na manhã de ontem, dia 3.  Casos diagnosticadas com a patologia, elas serão tratadas em Montes Claros. Logo em seguida, com a construção do salão de quimioterapia, esses pacientes passarão a fazer seu tratamento em Janaúba. Atualmente, a Santa Casa atende uma média de 1000 (mil) pacientes oncológicos. Desse total, cerca de 300 são da região da Serra Geral. (leia AQUI )
SERVIÇO SOLICITADO SETE ANOS ATRÁS
Sete anos atrás, mais precisamente no primeiro semestre deste 2011, o vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, apresentou e teve aprovação por parte da Câmara Municipal de Janaúba, proposição no sentido que fosse implantado nesta cidade o serviço de Oncologia em Janaúba (saiba AQUI). “A implantação do serviço de Oncologia em Janaúba trará inúmeros e essenciais benefícios, dentre eles a comodidade, conforto e segurança aos pacientes, além da economia tanto para o erário público quanto para a família do paciente”, justificou Pauleca, na época, ao acrescentar que, além de atender as dezenas de pacientes de Janaúba, esse serviço de Oncologia também estará disponível para os pacientes dos municípios da região da Serra Geral de Minas ( veja AQUI) que, atualmente, realizam tratamento em Montes Claros e viajam mais de 500 quilômetros para usufruírem dessa assistência (acompanhe AQUI ) no tratamento de câncer. (*com informações de Ana Paula Paixão da Ascom da Santa Casa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA