MINAS GERAIS TEM NOVO GOVERNADOR ESTA SEMANA: NELSON MISSIAS, PRESIDENTE DO TJMG

Foto divulgação
Prefeitos Edmárcio Leal (Matias Cardoso), Reginaldo Silva (Jaíba), presidente do TJMG e governador em exercício de MG, Nelson Missias, deputado estadual Tadeuzinho e o prefeito Juracy Fagundes (Nova Porteirinha).

BELO HORIZONTE – O governador em exercício de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, assinou nessa quinta-feira, dia 29 de novembro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o termo de colaboração entre o Estado e a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) Feminina de Frutal, no Triângulo mineiro.
A parceria firmada entre a unidade e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) permite o início do funcionamento da Apac Feminina Frutal. De acordo com o documento, o investimento anual por parte do Governo de Minas Gerais para custear os trabalhos no local é de R$ 1,26 milhão. A unidade tem capacidade para receber 130 mulheres.
O governador em exercício Nelson Missias, que é presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ressaltou o papel da Apac na recuperação de quem comete crimes. “Não nos tem faltado parceria do Governo do Estado nesse modelo de execução de pena. Tenho orgulho de ser um dos precursores em Minas Gerais. A Apac é uma forma de sair do modelo convencional, que não recupera ninguém, que é desastroso e pouco humano com seus condenados. No modelo da Apac, o índice de reincidência nunca passa dos 15%, enquanto no sistema convencional bate a casa dos 80%, além de representar um terço do custo ao Estado. Temos cerca de 3.500 recuperandos nesse sistema, além de pessoas que, quando saíram, quiseram continuar como voluntários”, afirmou.
O desembargador Nelson Missias de Morais também destacou a alegria em poder assinar o termo enquanto governador em exercício. “Esse é um gesto que agradeço muito ao governador Fernando Pimentel e tenho certeza que ele quis fazer homenagem, não a mim, mas ao Tribunal de Justiça. Gesto de generosidade e reconhecimento do Poder Judiciário, que é parceiro e atua de forma absolutamente harmônica com o Executivo”, completou.
Para o diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, o Estado tem sido referência para outras localidades. “Minas Gerais tem revelado para os demais Estados da federação e outros países um exemplo a ser seguido, seja pela redução da incidência, seja pela redução do custo”, acredita.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Prisional, Sergio Menezes, atribui a assinatura de ontem aos esforços em diferentes esferas para a melhoria do sistema prisional.
Desde ontem, quinta-feira, 29 de novembro, até domingo, dia 2 de dezembro, o desembargador assume o Governo do Estado em função de uma viagem ao exterior do governador Fernando Pimentel. (Fonte: agenciaminas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA